• Geral
  • 19 de dezembro de 2022

Acordo é firmado para resolver problemas de alagamentos em Gravataí

Acordo é firmado para resolver problemas de alagamentos em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Está prevista a realização de obras pelos próximos 20 anos para solucionar o problema. Foto: PMG

O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Gravataí firmaram um termo de autocomposição extrajudicial com a finalidade de resolver problemas de inundações e alagamentos na cidade. O acordo foi assinado na última sexta-feira (16/12) e prevê a realização de ações e obras, por parte do Município, para solucionar a questão.

Continua Depois da Publicidade

Pelo MPRS, o termo foi assinado pela procuradora de Justiça Simone Mariano da Rocha e a promotora Carolina Barth Loureiro Ingracio, com o auxílio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar-MP, por intermédio do coordenador administrativo, Ricardo Schinestsck Rodrigues. O prefeito Luiz Zaffalon e a procuradora-geral do Município, Janaína Dalpias Balkey, assinaram pela administração municipal. A engenheira sanitarista do Gabinete de Assessoramento Técnico do MPRS, Rozane Fedrigo, auxiliou o grupo.

Conforme o documento, deverão ser feitas em Gravataí obras de manejo e drenagem de águas pluviais urbanas para a resolução de problemas específicos de inundações e de alagamentos nas Bacias Hidrográficas do Arroio Brigadeira/Águas Mortas, em inundações do curso d’água; na Bacia Hidrográfica de afluente do Rio Gravataí, em arroios canalizados; na Bacia Hidrográfica do Arroio Barnabé, em arroios canalizados e pela influência do nível do Rio Gravataí, por insuficiência da rede de drenagem e por alagamento de curso d’água canalizado e por estar em planície de inundação combinado com a influência do nível do rio Gravataí; e na Bacia Hidrográfica do Arroio Demétrio, por estar em planície de inundação combinado com a influência do nível do Rio Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

As obras e ações devem ser realizadas até o final de dezembro de 2042. O Município se compromete a investir e aplicar, no mínimo, 1% do orçamento anual na execução das obrigações, além de prever em seus orçamentos anuais e plurianuais, a partir do ano seguinte, à conclusão do Plano Diretor de Drenagem, os recursos financeiros estimados para custear as obrigações.

O Município de Gravataí também assume a obrigação de elaborar, até o dia 31 de dezembro de 2024, o Plano Diretor de Drenagem, com base nos critérios e metodologias constantes no Termo de Referência integrante do ajuste. Compromete-se ainda a prever em seus orçamentos anuais e plurianuais, a partir do ano referência 2024, os recursos financeiros estimados e necessários para custear a integralidade do plano.

Continua Depois da Publicidade

Em caso de inadimplemento das obrigações do acordo, fica estabelecido o reconhecimento de dívida do Município de Gravataí no valor orçado de Plano Diretor de Drenagem e das ações e obras previstas no acordo, incidindo, ainda, juros de 0,5% ao mês e correção monetária pelo IPCA. Não sendo possível resolver consensualmente a questão, os valores serão buscados pelo MPRS por meio de ajuizamento de execução com imediato bloqueio de valores das contas do Município de Gravataí.

Por fim, o Ministério Público em Gravataí irá instaurar procedimento administrativo para acompanhamento do acordo, sendo que toda a documentação de comprovação do cumprimento das obrigações assumidas deverá ser encaminhada ao procedimento.

Continua Depois da Publicidade
O acordo foi assinado na última sexta-feira (16/12). Foto: Divulgação/MPRS

*Informações do MPRS.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí na próxima semana

Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí…

  Na próxima segunda-feira (15), haverá a 2ª edição da FeirAí na Prefa, em Gravataí. A ação, que é aberta a…
Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha

Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), recebeu 464 kits de enxoval…
Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos profissionais da educação

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos…

  A Prefeitura de Gravataí sancionou, na última quinta-feira (4), a Lei da Educação Infantil e da Gratificação para especialistas em…