Ação no MP quer a proibição de animais na etapa Gravataí do Circuito Nacional de Rodeio

Ação no MP quer a proibição de animais na etapa Gravataí do Circuito Nacional de Rodeio
Saída da depuração de anúncios

O anúncio é exibido na página

post atual: Ação no MP quer a proibição de animais na etapa Gravataí do Circuito Nacional de Rodeio, ID: 49064

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Evento divulgado em Gravataí promete shows, prêmios e noites com montaria. Foto: Reprodução.

Previsto para começar nesta quarta-feira (20) com shows de artistas nacionais, sorteios e prêmios, além de montaria, a etapa Gravataí do Circuito Nacional de Rodeio, pode não ocorrer conforme o planejado, que tem como encerramento o domingo (24). Uma ação pedindo a suspensão do uso de animais foi protocolada no Ministério Público (MP) pela ONG Princípio Animal. 

Continua Depois da Publicidade

Na Ação Civil Pública a entidade pede a proibição da montaria, que submete animais ” à práticas tida como cruéis, indo em desencontro com a vedação de submissão de animais à crueldade defendida pela legislação pátria“. Em outro trecho complementa.

A presente Ação Civil pública tem como objetivo impedir o descumprimento da vedação constitucional e infraconstitucional da prática de maus-tratos a animais, com o impedimento do uso de qualquer animal em provas de montaria, por meio do rodeio. Ressalta-se, de antemão, que não se busca a realização do evento, podendo este ocorrer com a apresentação dos diversos shows, atrações e atividades, ressalvada a não realização do rodeio com montaria em animais”, diz trecho do documento no qual a reportagem do Giro de Gravataí teve acesso.

Continua Depois da Publicidade

A vereadora e ativista da causa animal de Gravataí, Márcia Becker, também acompanha a causa de perto e realizou uma vistoria na área onde ocorrerá o evento, no antigo Parque de Eventos, palco também do tradicional Rodeio Internacional do Mercosul.

“Todas outras atividades podem ocorrer normalmente, mas queremos que as provas que utilizam animais sejam banidas. Não aceitamos a crueldade como diversão, animais não são  “divertimento”,  “cultura” ou “tradição “. São vidas que merecem respeito e proteção. Querem diversão em cima de um touro? Usem mecânico’’, respondeu Márcia à reportagem.

Continua Depois da Publicidade

Prefeitura se manifestou 

A Prefeitura de Gravataí, na manhã de hoje (19), emitiu uma nota oficial, confirmando não ser patrocinadora, nem mesmo apoiadora do evento, que é particular e de fora do estado. ”Com relação ao Circuito Nacional de Rodeios – Etapa Gravataí, a prefeitura informa que não é apoiadora institucional do evento e que não faz parte da sua organização.

Trata-se de um empreendimento privado, cabendo ao município o licenciamento, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). Em caso de realização do evento, caberá à prefeitura, como de praxe, a organização da mobilidade urbana do entorno. De forma pública, reiteramos aos organizadores o pedido para que o nome da prefeitura seja retirado do material de divulgação”, diz nota.

Continua Depois da Publicidade

Até o fechamento desta matéria a Justiça não havia se manifestado. A reportagem do Giro de Gravataí está aberta ao contraponto da empresa responsável pela realização do evento.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da música nativista no RS

Gravataiense de 12 anos é uma das promessas da…

  Com cinco premiações na categoria Intérprete Solista Vocal em rodeios de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, um gravataiense…
Com novo Parque, Rodeio em Gravataí reuniu mais 30 mil pessoas

Com novo Parque, Rodeio em Gravataí reuniu mais 30…

Mais de 30 mil pessoas marcaram presença no Parque Municipal de Eventos de Gravataí Valecy Cabeleira Bitelo nos shows de inauguração…
Condenado homem que matou menina de 12 anos e o tio dela em Gravataí

Condenado homem que matou menina de 12 anos e…

A Justiça condenou a 24 anos de prisão, nesta segunda-feira (12), o réu Adriano Pimentel, de 36 anos, acusado da morte…