A operação da Polícia Federal que passou por Gravataí e Cachoeirinha

A operação da Polícia Federal que passou por Gravataí e Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

Uma mega operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (29), desarticulou um esquema de tráfico internacional cocaína e lavagem de dinheiro que movimentou R$1,4 bilhão. O grupo teria criado uma instituição financeira clandestina, cuja movimentação foi o saldo dos últimos três anos de operação da “firma”que atuava em pelo menos quatro estados do Brasil. 

Continua Depois da Publicidade

Denominada de Operação Planum, a ação foi feita por 200 policiais federais que cumprem mandados de prisão contra 23 pessoas, mandados de busca e apreensão em 40 endereços e ordens judiciais para sequestro e bloqueio de imóveis, fazendas, aeronaves, embarcações, veículos e contas bancárias, estimados em mais de R$ 25 milhões.

Além da capital e de cidades do litoral, um mandado de busca foi cumprido em Gravataí e outro em Cachoeirinha. O inquérito foi instaurado em junho de 2017, para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul. Com o desenvolvimento das investigações, a PF identificou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína (em média 500 quilos) na Bolívia e seguiam até o RS, onde pousavam em fazendas compradas pelos membros.

Continua Depois da Publicidade

Em Gravataí e Cachoeirinha, o grupo utilizava de empresários “laranjas” para o aluguel de espaços comerciais aonde ficavam a droga. O negócio era tão sofisticado que elas eram colocadas junto à carga – com nota que seria entregue nos países vizinhos e na Europa. Uma das apreensões ocorreu no terminal portuário de Navegantes, em Santa Catarina, em 6 de maio de 2016,quando 811 kg da droga, escondidos em blocos de granito, foram localizados pela Receita em contêineres que seriam despachados para a Espanha.

Os crimes investigados na Operação Planum são organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Polícia Federal | Divulgação 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

AGEC Gravataí realiza aula inaugural de escolinha de futsal na próxima semana

AGEC Gravataí realiza aula inaugural de escolinha de futsal…

  Na próxima semana, a AGEC Gravataí irá promover a aula inaugural experimental de futsal para meninos e meninas de 7…
Gravataí e Cachoeirinha vão receber as primeiras doses da vacina contra a dengue na quinta-feira

Gravataí e Cachoeirinha vão receber as primeiras doses da…

  Foi entregue ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30/4) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 31,5…
Chuva segue intensa nesta quarta em Gravataí e região; previsão é de ventos mais fortes

Chuva segue intensa nesta quarta em Gravataí e região;…

  As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último domingo (28/4) devem aumentar em algumas regiões nos…