Maio Vermelho terminou com saldo positivo em Gravataí

Maio Vermelho terminou com saldo positivo em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí | Divulgação

A Prefeitura de Gravataí terminou o mês de maio com um balanço positivo das atividades do Maio Vermelho. Ao longo do último mês foram realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde – SMS diversas ações a fim de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao câncer de boca.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a coordenadora de políticas de Saúde Bucal da SMS Joice König, ocorreram palestras sobre o tema em várias unidades de saúde, além de capacitação com o estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Matheus P. Claudy, realizada no Senac, tendo por público diversas categorias profissionais.

As repartições públicas também  foram visitadas e receberam informações juntamente com material informativo. “No dia 27 de junho, juntamente com o Dia do Desafio, serão realizados exames de prevenção ao câncer de boca gratuitamente e haverá divulgação sobre o tema na Praça da Bíblia, em frente à sede da Prefeitura”, comentou a odontologista.

Continua Depois da Publicidade

Somente no ano de 2018, no CEO Gravataí foram atendidos 21 casos suspeitos e diagnosticados cinco novos casos de câncer de boca. “Além daqueles que chegam para atendimento no CEO, também é importante frisar que a campanha faz com que mais pessoas fiquem atentas sobre o tema e questionem o seu profissional de confiança ao encontrar alguma alteração ou surgir alguma dúvida”, disse o secretário da Saúde Jean Torman.

Fique alerta

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca. Exposição excessiva ao sol, infecção pelo HPV, alimentação pobre em vitaminas e minerais e imunodepressão também são fatores de risco. Ficar atento a sinais como feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, áreas dormentes, caroços, mudança de cor da pele e da mucosa, inchaços, dormência, sangramentos e dor de garganta incessante.

Continua Depois da Publicidade

O câncer tem cura, principalmente quando tratado na fase inicial. “Caso encontre alguma alteração, não se assuste, observe se o que você encontrou continua após duas semanas. Se persistir, procure um cirurgião-dentista”, concluiu a dentista Joice.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por três dias

Planta da GM em Gravataí vai suspender produção por…

  A planta da General Motors (GM), em Gravataí, considerada pela montadora a mais produtiva do mundo, está programada para interromper…
RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…