URGENTE | Procon de Gravataí notificará postos por preços abusivos

URGENTE | Procon de Gravataí notificará postos por preços abusivos
Continua Depois da Publicidade

O aumento de preços, de forma indiscriminada e injustificada, é prática abusiva pelo Código do Consumidor. A legislação proíbe aos fornecedores exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa do preço de produtos ou serviço (art. 39, V e X, da lei 8.078/90).

Continua Depois da Publicidade

O PROCON de Gravataí, órgão vinculado à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDET), notificará os postos para apresentar notas fiscais do combustível comprado da distribuidora. O objetivo é verificar se houve vantagem manifestamente excessiva no aumento do combustível. O aumento injustificado depende da análise de provas que serão apresentadas pelo fornecedor. Faremos uma relação dos preços e o posto de combustível deverá apresentar as notas fiscais da compra do produto. Se houve aumento abusivo, o fornecedor será multado.

A população pode denunciar esses aumentos abusivos apresentando a nota fiscal no PROCON Municipal de Gravataí, que realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30min na Rua Irmão Geraldo, 141, sala 402, no bairro Salgado Filho, Gravataí-RS (em frente ao Fórum). Além disso, informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3600-7660 e 3600-7661. Denúncias ainda poderão ser realizadas na Agência Nacional do Petróleo, que atende no telefone 0800 970 0267, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.

Continua Depois da Publicidade

Após a notificação dos postos, o PROCON aguardará uma justificativa dos proprietários sobre o aumento excessivo. “Caso não tenha uma resposta ou o aumento não seja justificado, o posto de combustível será multado pelo cometimento da infração”, explicou a assessora jurídica do PROCON Municipal Daiana Guarizi Gnoatto Keller. “Peça a nota fiscal ao abastecer. Estamos recebendo denúncias e apurando eventuais abusos e ilícitos.”

Fonte: Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo de ataque em Gravataí

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo…

  A Caixa Econômica Federal está à espera do resultado da perícia técnica para reestabelecer o atendimento na unidade da Parada…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…
Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir da segunda-feira

Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir…

  A CCR ViaSul anunciou que retomará de forma gradativa a cobrança de tarifas em três praças a partir da 0h…