Mais de 300 olhos pela cidade! Gravataí inaugura central de videomonitoramento

Mais de 300 olhos pela cidade! Gravataí inaugura central de videomonitoramento
Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer/ Giro de Gravataí

A segurança pública de Gravataí ganhou uma importante ferramenta na manhã desta sexta-feira (18). Foi inaugurada a centra de videomonitoramento da cidade. De acordo com a prefeitura, são 318 câmeras distribuídas pelos prédios e locais públicos, como praças, postos de saúde, escolas municipais e pontos com maior volume e circulação de pessoas na cidade.

Continua Depois da Publicidade

Ainda segundo a prefeitura, o sistema permitirá que a Guarda Municipal monitore os diversos pontos 24 horas por dia. O delegado Carlos Henrique Braga Wendt, que responde pela 1ª Delegacia Regional Metropolitana, informou que uma reunião será realizada para facilitar o acesso das imagens pela Polícia Civil e também pela Brigada Militar. Desta forma, o novo sistema não apenas auxiliará no policiamento preventivo e ostensivo, como também poderá ser utilizado em investigações.

Na mesma linha, o secretário de Segurança Pública do município, coronel Flávio Lopes ressaltou que todas as imagens capturadas ficarão disponíveis para a Justiça, Ministério Público e para as polícias. “A Guarda Municipal trabalha preventivamente e colaborativamente com os órgão de segurança do Estado. Atuando sempre na prevenção e na colaboração com a Polícia Civil, Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal, já que temos rodovias que cortam o nosso município”, explicou. O secretário informou também que as imagens poderão ser replicadas na sala de operações da Brigada Militar. “O cabeamento já existe, basta instalar o equipamento”, completou.

Continua Depois da Publicidade

Para o prefeito Marco Alba, a inauguração da central representa um importante avanço para a cidade. “Esta manhã tem que ser celebrada, é uma vitória da população, que é quem recebe este serviço, em relação à expectativa que tem e o que espera das estruturas que devem fazer o seu papel”. Marco também informou que nos próximos meses a área da segurança terá outros avanços, e novos recursos deverão chegar ao município para o combate a criminalidade.

Foto: Gabriel Siota Ganzer/ Giro de Gravataí

Já o sub-comandante da Guarda Municipal, Luís Henrique Gaus, analisou que a nova ferramenta vai permitir um planejamento mais cirúrgico das ações de policiamento preventivo.

Continua Depois da Publicidade

“É como se estivéssemos em uma sala, olhando para cada lugar do município. Usando esta tecnologia, estamos com 300 olhos pela cidade, temos câmeras em todas as escolas, todas as praças”, comemorou. Ele ainda comentou que muitos equipamentos têm a possibilidade de fazer um reconhecimento biométrico de pessoas procuradas e também contam com identificador de placas, para localizar carros roubados, por exemplo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí já chegou a 6,17m

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí…

  Publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo (5/5), o Decreto 57.600 reitera o estado de calamidade pública…
Cachoeirinha tem cinco reservatórios emergenciais para acesso à água potável

Cachoeirinha tem cinco reservatórios emergenciais para acesso à água…

  A Corsan iniciou, neste domingo (5/5), uma força-tarefa para que a população da Região Metropolitana tenha acesso à água potável.…
Bloqueio é realizado na Rua Papa João XXIII, no acesso Porto Alegre/Cachoeirinha e no sentido Gravataí/Litoral

Bloqueio é realizado na Rua Papa João XXIII, no…

  A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cachoeirinha informa que, por solicitação do Governo do Estado, a entrada da Papa João…