“Fomos absolvidos pela justiça, mas condenados pelo tribunal das redes sociais”

“Fomos absolvidos pela justiça, mas condenados pelo tribunal das redes sociais”
Continua Depois da Publicidade
Vereador Bombeiro Batista | CMG

Foi por sete votos a zero que os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entenderam que não houve nenhum tipo de fraude por parte do Partido Socialista Democrático (PSD) em Gravataí, nas últimas eleições. O processo de impugnação das três candidaturas e de seus 28 suplentes eram em decorrência de um suposto esquema fraudulento do preenchimento das cotas femininas pelo partido, que é de 30%, como determina a lei.

Continua Depois da Publicidade

No julgamento, ocorrido nesta última segunda-feira (26), a corte entendeu que a pena era muito “forte” aos vereadores eleitos, e que não havia nenhum tipo de prova cabal para tal condenação, pedida em ação do Ministério Público (MP) através da promotora Ana Carolina Azambuja. O vereador Bombeiro Batista, eleito com 1.314 votos, conversou com a reportagem do Giro de Gravataí sobre o processo no qual seu partido vinha sofrendo, e que poderia acarretar na impugnação de seu mandato.

Como tu tomou conhecimento destas acusações?

Foi publicado no jornal e eu vi. Quado li aquilo fiquei perplexo. Logo pensei comigo; que a realização do sonho de uma região estava indo por água abaixo, e de forma injusta, já que não tinha nada haver o processo. A eleição é uma corrida maluca, não temos tempo de cuidar direito da nossa campanha, imagina cuidar da campanha dos outros candidatos. Isso cabia a coordenação do partido. Nós, eleitos, sempre estivemos focados.

Continua Depois da Publicidade

Como foi nas redes sociais? Muitos ataques?

O ataque que agente vê são nos comentários de algumas reportagens que saíram sobre o caso. Hoje as pessoas atacam as outras sem saber do que se trata, fazem isso apenas por fazer. Muitos acham que por estar na internet, é verdade, e por isso disseminam qualquer inverdade. Hoje tá no auge caçar politico, então para a população, todos são ladrões e sem vergonha, que só tão ali para roubar. Infelizmente essa é a nossa cultura. Eu não tiro a razão das pessoas de opinar e lutar, mas que tenhamos o mínimo de estudo e conhecimento da causa para tirar conclusões.  Estavam condenando antes mesmo da justiça.

 Chegou a suspeitar de que o partido tenha mesmo fraudado a cota de candidatura?

Não! Qualquer um de nós pode se candidatar. Como que uma candidata dá um depoimento e depois troca dando uma outra versão. Isso sem contar que o segundo depoimento foi sem a presença do advogado.  Acredito que essas teriam que ser punidas por isso, foi feito sem fundamento algum. Não pensaram na repercussão que isso implicaria nas nossas vidas. Nós não sabíamos de nada. Uma delas é filiadas desde 2014, então não tem como ter sido usada apenas para a cota. Familiares ligando, perguntando se nós tínhamos sido cassados, se não poderíamos mais exercer o cargo de agente político, essas coisas marcam a tua vida. Ninguém pensou na exposição desnecessária minha e dos meus colegas. Foi muita irresponsabilidade.

Continua Depois da Publicidade

E agora?

Dentro da politica temos que desconfiar de todos. O que faltou foi a fiscalização por parte do executivo da sigla, para que não acontecesse esse tipo de coisa. Não houve prova, não houve fraude, mas isso desgasta a todos nós. Elas deveriam ter ido ao TRE comunicar a desistência. E tudo isso acarretou em uma dor de cabeça para todos, mas a justiça foi feita. Todo esse episódio culminou na exposição de nossas vidas, por uma falha que não é nossa. Foi uma grande injustiça. Um partido novo, uma votação expressiva, é complicado. O pior de tudo era ver a preocupação de quem gostava de ti e de quem acreditava no teu mandato. Isso doeu demais. Fomos absolvidos pela justiça, mas condenados pelo tribunal das redes sociais.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de Gravataí captura foragido em SC

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de…

  Uma investigação de oito meses da 2° Delegacia De polícia Civil de Gravataí resultou na captura de um dos homens…
Trânsito é interrompido em pontos da ERS-020 e ERS-030, em Gravataí

Trânsito é interrompido em pontos da ERS-020 e ERS-030,…

  O acúmulo de água em um trecho da ERS-030, na altura da parada 102 de Gravataí, interrompeu totalmente o trânsito…
Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…