Uber, Cabify e 99 são regulamentados em Gravataí

Uber, Cabify e 99 são regulamentados em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Paulo Oliveira | Divulgação

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, sancionou na manhã desta segunda-feira, 8, a Lei 3953/2018, regulamentando o uso intensivo do viário urbano no município para exploração de atividade econômica de transporte privado individual remunerado de passageiros. Com a legislação, o serviço de transporte por aplicativos, desde que obedecidas as normas estabelecidas, está autorizado em Gravataí. Nos próximos dias, a Prefeitura publicará, por meio de decreto, o detalhamento para a aplicação da lei.

Continua Depois da Publicidade

A lei estabelece que o direito à exploração intensiva do viário urbano no município, para exploração de atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros, será conferido às Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas – OTTCs. A condição de OTTCs é restrita às operadoras de tecnologia credenciadas em Gravataí e que sejam responsáveis pela intermediação entre os motoristas e veículos prestadores de serviço de transporte individual remunerado e os seus usuários.

“As legislações precisam se adequar aos tempos modernos. Esse era um serviço que não existia, mas que surgiu e agora não pode ser ignorado por quem tem a responsabilidade de zelar, antes de mais nada, pela segurança dos passageiros. Por isso estamos criando essa legislação, harmonizando as relações entre os prestadores de serviços e na relação com os usuários”, ressaltou o prefeito. “A lei possui esse viés, no aspecto do controle da informação, sobre quem presta o serviço, há quanto tempo o faz, se o veículo utilizado é legalizado e se atende às normas de segurança”, reforçou.

Continua Depois da Publicidade

O prefeito também fez um agradecimento à base de apoio na Câmara de Vereadores, pela parceria na construção das grandes transformações que vêm sendo feitas no município e que requerem a intervenção nas regras vigentes. “Uma legislação ultrapassada é incompatível com o momento atual e o advento da tecnologia”, completou. O vereador Alan Vieira comentou que a criação da normativa foi feita com transparência e diálogo com a comunidade. “Realizamos audiências públicas sobre o tema e ouvimos todas as partes do processo, para elaborar uma lei justa, visando acima de tudo o bem-estar dos gravataienses”, pontuou.

O secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Alison Silva, explicou que o próximo passo será o cadastramento das empresas e motoristas em até 90 dias. A medida possibilitará, entre outros benefícios, saber quantos profissionais oferecem o serviço em Gravataí. “Hoje, essa informação é muito inconclusiva. A partir do cadastramento, eles serão identificados, inclusive com as logomarcas do aplicativo em seus veículos, aprimorando a prestação do serviço e trazendo mais tranquilidade aos passageiros”, concluiu.

Continua Depois da Publicidade

Também estiveram presentes no ato os vereadores Paulinho da Farmácia, Clebes Mendes e Evandro Soares; o vice-prefeito Áureo Tedesco; o secretário de Governança e Comunicação, Claiton Manfro; o assessor especial da Semurb, Adão de Castro; e membros do governo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo de ataque em Gravataí

Caixa aguarda avaliação da perícia para reabrir agência alvo…

  A Caixa Econômica Federal está à espera do resultado da perícia técnica para reestabelecer o atendimento na unidade da Parada…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…
Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir da segunda-feira

Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir…

  A CCR ViaSul anunciou que retomará de forma gradativa a cobrança de tarifas em três praças a partir da 0h…