Gravataí mapeada e monitorada 24 horas por dia

Gravataí mapeada e monitorada 24 horas por dia
Continua Depois da Publicidade

 

Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

O compromisso da Prefeitura com a segurança, embora seja responsabilidade do Estado, foi reforçado nesta terça-feira, 9, com o anúncio feito pelo prefeito Marco Alba da instalação de 318 de câmeras de vigilância em diversos pontos da cidade, iniciando pelas escolas da rede municipal de ensino. Durante o evento, que ocorreu na EMEF Antônio Aires de Almeida, o prefeito também comunicou a implantação da Central de Videomonitoramento junto à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp).

Continua Depois da Publicidade

Segundo o chefe do Executivo, além das escolas, receberão os equipamentos de segurança todos os postos e serviços de saúde do município, além de praças, cruzamentos, avenidas e locais públicos com grande circulação. As câmeras deverão auxiliar na prevenção e repressão da violência, proporcionando mais segurança aos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Além da Smasp, a Secretaria da Educação também terá uma central para monitorar todas as imagens das câmeras instaladas nas 75 escolas da rede.

“Estamos superando desafios históricos, como o agudo endividamento da Prefeitura – nos últimos cinco anos foram pagos mais de R$ 250 milhões de dívidas herdadas –, para que possamos investir naquilo que é uma das grandes demandas da população, a segurança pública. Temos trabalhado em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil, mas estamos indo além, investindo em equipamentos e em novos agentes municipais, que diariamente servem a comunidade, com a Patrulha Comunitária”, afirmou o Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade

As câmeras de segurança são um complemento a uma série de ações já executadas também no âmbito da Educação, que assim como a Saúde e a Assistência Social sempre foram focos da atual gestão. “Há cinco anos não havia uniformes nem modelo pedagógico, muito menos Patrulha Escolar, vigias e gradil de concreto cercando as escolas. Eram mil professores a menos na rede municipal de ensino”, observou. “Fizemos o que não existia, com menos recursos em caixa, por conta do passivo de dívidas que herdamos, em meio a maior crise econômica da histórica, mas mesmo assim investimos naquilo que é uma necessidade da população, a segurança”, concluiu.

Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

A vice-diretora da escola, Quelen de Souza Almeida, fez um agradecimento especial em nome da escola e da comunidade. “Ficamos extremamente satisfeitos com o cumprimento desta que foi uma promessa feita para nós e que hoje se concretiza. Esta é uma comunidade em zona de risco. Só no ano passado tivemos mais de dez episódios de roubo em nossa escola. Com as novas câmeras, alunos e professores poderão estudar muito mais tranquilos, pois estarão protegidos”, destacou. Já a secretária da Educação, Sonia Oliveira, classificou o momento como “significativo”, tanto para a proteção dos alunos, pais e professores, quanto do patrimônio público das escolas.

Continua Depois da Publicidade

O secretário para Assuntos de Segurança Pública, coronel PM Flávio Lopes, lembrou que, ao iniciar a segunda gestão, a primeira medida do governo foi a nomeação de 41 novos guardas oficiais, que estão em treinamento para integrar o efetivo, e totalizarão em breve 200 agentes. “A instalação das câmeras e da Central de Videomonitoramento já estava prevista e engloba o plano de governo na área da Segurança”, comentou. O vereador Clebes Mendes falou em nome da Câmara de Vereadores, observando que este é mais um investimento do governo que retorna em serviços para a população. “Sinto-me orgulhoso de participar deste ato que prioriza a vida e a integridade das pessoas”, disse.

Trabalho com planejamento gera resultados

Continua Depois da Publicidade

Em abril do ano passado, a Prefeitura anunciou a implantação de uma rede de fibra ótica de 300 km, que permite a comunicação interligada e a instalação das câmeras em prédios e áreas públicas da cidade. “Finalizada esta etapa, iniciamos a instalação das mais 300 câmeras de segurança com captação de imagens 24 horas por dia, em alta definição. Todos esses equipamentos funcionarão interligados e serão supervisionados através da Central de Videomonitoramento”, reiterou o prefeito Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas das enchentes no RS

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas…

  Em parceria com o Cáritas Arquidiocesano, o Vicariato de Gravataí realiza uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de…
Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem desabrigados em Gravataí

Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem…

  Enquanto em alguns pontos da cidade, o volume de água baixou, em outros os alagamentos ainda são motivo de apreensão…
Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva Gravataí; confira fotos do local

Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva…

  Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Giro de Gravataí esteve na Vila Rica, um dos bairros atingidos de forma mais…