Previne Brasil aponta Gravataí como município com melhor atenção básica à saúde

Previne Brasil aponta Gravataí como município com melhor atenção básica à saúde
Continua Depois da Publicidade

 

No que diz respeito a qualidade dos serviços de atenção básica na saúde, Gravataí registrou o melhor desempenho entre as cidades com mais de 200 mil habitantes do Rio Grande do Sul. O dado do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, apontou que, dentre sete indicadores, o município apresentou em 2023 uma média de 8,73 no Índice Sintético Final, sendo 10 a pontuação máxima.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a prefeitura, a atenção primária é caracterizada como a principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, sendo responsável por atributos como atendimento integral e acompanhamento de pacientes durante todos os ciclos de vida. Composta por 30 unidades de saúde, 57 equipes de Saúde da Família (ESF), 22 equipes de Atenção Primária (EAP) e 22 equipes de Saúde Bucal (ESB), a atenção básica do município possui uma das maiores coberturas da Região Metropolitana.

“No início do nosso governo, criamos o programa Qualifica Atenção Primária, em que um dos eixos era voltado ao Previne Brasil, que mede a qualidade da atenção primária. Esse resultado é fruto do trabalho das nossas equipes, com profissionais altamente qualificados”, parabeniza o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Continua Depois da Publicidade

O coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, afirmou que tais resultados atingidos pelo município ratificam os méritos das equipes de saúde que atendem a comunidade gravataiense. Entre os sete indicadores do Previne Brasil, estão tópicos que englobam toda a população: envolvem a saúde da mulher, principalmente a assistência pré-natal e coleta de citopatológico do colo uterino, a saúde da criança, com vacinação, e a saúde do adulto, com acompanhamento de hipertensos e diabéticos, explica Luciano.

Além do eixo assistencial, voltado ao Previne Brasil, a SMS também tem intensificado os esforços na área estrutural. Prova disso são os investimentos para a construção de novas unidades de saúde. Três delas já foram entregues pelo governo municipal: USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Até o final do ano, serão inauguradas outras sete, com amplas, equipadas e modernas estruturas de saúde, beneficiando tanto os profissionais que prestam os atendimentos quanto a população atendida.

Continua Depois da Publicidade

Abaixo, confira os sete indicadores avaliados no Previne Brasil:

1 – Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação
2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado
4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS
5 – Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada
6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre
7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados de outras cidades

Gravataí já recebeu mais de 32 ônibus com desabrigados…

  O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon, em um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta segunda-feira (06), atualizou as…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…