Bloco de Carnaval “Não mexe comigo que eu não ando só” fará apresentação em Gravataí

Bloco de Carnaval “Não mexe comigo que eu não ando só” fará apresentação em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

A Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I (CIEP) recebe uma apresentação do Bloco de Carnaval “Não mexe comigo que eu não ando só”, neste sábado (9/3), a partir das 9h. O espetáculo, que ocorrerá no pátio da instituição de ensino, será realizado na programação do projeto “Valorização de meninas e mulheres, prevenção e combate à discriminação”.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o CIEP de Gravataí, a proposta é que a ação provoque a participação do público com o protagonismo e a valorização da população feminina, mas também com temas mais áridos como a violência, a luta e a resistência das mulheres. Aliás, o nome do bloco surge a partir de uma situação de assédio que algumas das suas integrantes sofreram e conseguiram sair porque estavam juntas.

Formado exclusivamente por mulheres, o coletivo reúne dezenas de performers, cantoras e instrumentistas que defendem as mesmas pautas que são abordadas no projeto da escola. A atividade cultural e educativa é aberta à comunidade escolar.

Continua Depois da Publicidade

Trabalho desenvolvido

A Escola Morada do Vale I foi beneficiada com uma emenda parlamentar da deputada Sofia Cavedon, autora da Lei Orgânica 15.988/2020, que estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas, bem como a prevenção e combate à discriminação e à violência contra esse público no sistema estadual de ensino.

Continua Depois da Publicidade

A partir da construção de diálogos com a equipe diretiva, Serviço de Orientação Educacional e docentes, foi realizado um levantamento de alguns problemas enfrentados no cotidiano escolar e na comunidade. Entendeu-se que a prioridade para o uso do recurso seria a formação da comunidade educativa. Professores e funcionários já receberam uma parte desta formação pelo Espaço Vital, Clínica de Psicologia e Centro de Formação em Psicoterapia Psicanalítica atuante em Gravataí há mais de 20 anos.

Os outros segmentos terão a formação ainda este mês. O CIEP explica que o principal objetivo é promover uma formação básica sobre gênero e sexualidade e compor um grupo de trabalho permanente para acolhimento, orientações e encaminhamentos legais necessários à proteção das estudantes, professoras ou familiar destas, assim como dar visibilidade às mulheres que abriram caminhos e não estão nos livros didáticos, nos acervos e na memória da nossa gente.

Continua Depois da Publicidade

Saiba mais sobre o bloco

O “Não mexe comigo que eu não ando só” nasceu em fevereiro de 2016 e, atualmente, é formado por mais de 70 mulheres. Além de um bloco de Carnaval, trata-se de um “coletivo feminista autogestionado e horizontal, que luta por igualdade de gênero, pelo combate à violência contra a mulher, pela valorização da cultura e pela ocupação dos espaços públicos”.

Continua Depois da Publicidade

As participantes se dedicam à Regência, Bateria, Harmonia e Sopro. Tocam instrumentos típicos das escolas de samba e dos maracatus. Os ritmos também são prioritariamente brasileiros, como o samba, o ijexá, o samba-reggae, o coco, o carimbó e o funk brasileiro. O repertório é formado, majoritariamente, por compositoras mulheres.

*Com informações do CIEP de Gravataí. Fotos: Gabriela Felin

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas