Fepam realiza nova operação e autua mais três arrozeiros em Gravataí e região

Fepam realiza nova operação e autua mais três arrozeiros em Gravataí e região
Continua Depois da Publicidade
A ação constatou o lançamento irregular de efluentes de lavouras de arroz, localizadas nos municípios de Viamão, Gravataí e Glorinha – Foto: Divulgação Sema

Após a denúncia em 2016, de que arrozeiros faziam o descarte de afluentes no Rio Gravataí, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e também a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) tem atuado para que o descarte irregular não fosse mais praticado no município e nas regiões próximas do Rio Gravataí. No entanto, em uma operação do órgão estadual na manhã desta última terça-feira (31), os agentes flagraram a irregularidade em pelo menos três municípios.

Continua Depois da Publicidade

Para o biólogo Luciano Pazinato, responsável pela operação, os proprietários das plantações serão notificados nos próximos dias e terão que pagar multa devido a prática irregular de descarte. “A operação verificou evidente alteração na cor das águas do Rio Gravataí, resultando na autuação dos responsáveis”, destacou ele.

A ação visa a prevenir a ocorrência de novos danos ambientais na região, que possui histórico de alterações na qualidade da água. Em outubro do ano passado, Gravataí chegou a registrar graves problemas, provocados pelo descarte de resíduos no curso d’água. A poluição resultou na paralisação do serviço de captação de água feito pela Corsan e na interrupção do abastecimento para a população local, como conta o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Jackson Muller.

Continua Depois da Publicidade

“No ano passado, nós constatamos essa irregularidade e conseguimos identificar os autores e autuá-los. Contamos também com o apoio da fundação estadual, pois algumas lavouras não faziam parte do perímetro de Gravataí, então não podíamos autuar. O problema do descarte de afluentes, prejudicou toda a distribuição de água na nossa cidade, assim, Gravataí é sempre a cidade que mais vai ser prejudicada e mais vai sofrer com a alteração na qualidade da água e poluição, por isso devemos combater essa prática”, contou Muller.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataiense conquista premiação na Copa de Pesca de Praia, em Cidreira

Gravataiense conquista premiação na Copa de Pesca de Praia,…

  Dezenas de atletas de pesca esportiva se reuniram no domingo (dia 28 de abril), no litoral norte gaúcho. A Copa…
Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…