• Tempo
  • 19 de julho de 2023

Gravataí registrou mínima de 1,5ºC nesta madrugada; frio segue em todo o RS

Gravataí registrou mínima de 1,5ºC nesta madrugada; frio segue em todo o RS
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta quarta-feira, o frio permaneceu intenso, como previsto, resultando em mínimas muito baixas na região metropolitana de Porto Alegre. Novamente, Porto Alegre e suas áreas adjacentes registraram temperaturas geladas, sendo que pela segunda vez consecutiva, a Grande Porto Alegre teve mínima próxima de 0ºC.

Continua Depois da Publicidade

Na capital gaúcha, a temperatura variou consideravelmente entre os diversos microclimas urbanos e rurais, especialmente na região Sul da cidade. Na estação climatológica de referência do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no bairro Jardim Botânico, a mínima oficial desta quarta-feira foi de 6,2ºC.

O ponto mais frio em Porto Alegre foi registrado na estação da Secretaria da Agricultura (Climagro), no bairro Lami, onde a mínima foi de 1,0ºC, ligeiramente acima dos 0,3ºC observados ontem. Em Belém Novo, no aeroclube, também na região Sul da cidade, a temperatura foi de 3,3ºC, um pouco acima dos 3,0ºC de terça-feira. 

Continua Depois da Publicidade

Na zona Norte, no Aeroporto Salgado Filho, a temperatura mínima chegou a 5,7ºC. Na região metropolitana, o amanhecer desta quarta-feira também foi extremamente frio. Em Viamão, a temperatura desceu para 0,6ºC no final da madrugada, enquanto Gravataí registrou mínima de 1,5ºC. Em Canoas, na base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), a estação meteorológica anotou mínima de 3,3ºC.

O intenso frio desta terça-feira é resultado de uma poderosa massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.035 hPa, localizado a leste do Uruguai e do Rio Grande do Sul durante a madrugada de hoje. 

Continua Depois da Publicidade

A madrugada de hoje marcou o final das temperaturas extremamente baixas deste episódio. Embora ainda faça frio, o começo da quinta-feira deve apresentar mínimas de até 4ºC ou 5ºC mais altas do que as observadas hoje e ontem. 

A partir da sexta-feira, uma massa de ar mais quente se instalará na região metropolitana de Porto Alegre, elevando as temperaturas mínimas para esta época do ano e tornando as madrugadas mais amenas.

Continua Depois da Publicidade

Após esse evento de frio intenso, a análise dos dados dos modelos meteorológicos realizada pela MetSul Meteorologia não indica a ocorrência de nenhuma incursão forte de ar polar na área de Porto Alegre e região metropolitana nos próximos dez a quinze dias, o que sugere que o período mais frio de julho está chegando ao fim.

*Com informações da MetSul 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

GM vai retomar a produção de veículos nesta segunda-feira em Gravataí

GM vai retomar a produção de veículos nesta segunda-feira…

  A General Motors (GM) vai retomar suas atividades na planta de Gravataí a partir desta segunda-feira (20). O anúncio foi…
MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na Região Metropolitana

MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na…

  O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou ao menos 65 estabelecimentos por comercializar produtos com preços abusivos.…
Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…