• Geral
  • 6 de janeiro de 2023

Corsan apresenta plano de ações para evitar desabastecimento em Gravataí

Corsan apresenta plano de ações para evitar desabastecimento em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Uma contenção de pedras, de forma provisória, será colocada em trecho do rio no bairro Mato Alto. Foto: Luiz F. Aquino/Prefeitura de Gravataí

Um dia depois da Prefeitura de Gravataí pedir providências da Corsan para evitar o desabastecimento de 40 mil economias – o que deixaria sem água em torno de 150 mil pessoas na cidade –, nesta sexta-feira (6), o diretor de operações da estatal, Milton Cordeiro, acompanhado por um equipe técnica, esteve em Gravataí apresentando um plano de contingências, com ações provisórias. A implementação das medidas, no entanto, dependem de decreto a ser assinado pelo governador Eduardo Leite.

Continua Depois da Publicidade

As providências apresentadas somente serão levadas a efeito quando o nível do Rio Gravataí, junto à bomba de captação, no Passo dos Negros, atingir cinco centímetros. De acordo com o Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sem/RS), a recente medição aponta 26 centímetros – abaixo de 50 centímetros a situação é considerada crítica.

São duas as propostas da Corsan para manter o rio com volume suficiente para abastecimento de 60% da cidade – a partir da região do Parque dos Anjos e arredores. A primeira delas prevê o desvio de água do Banhado dos Pachecos (Barragem do Incra), em Viamão, por uma extensão de sete quilômetros, com volume estimado de 400 mil litros por segundo – mesma quantidade do ponto de captação no Passo dos Negros. Como parte dessa estratégia, a Corsan também deverá erguer uma contenção de pedras, de forma provisória, no trecho do rio próximo à Rua Porto Alegre, no bairro Mato Alto, para assegurar uma boa adução de água.

Continua Depois da Publicidade

A Corsan projeta ainda a compra de água de um açude particular, localizada no Barro Vermelho, próximo ao Loteamento Condado Del Rey, a partir de uma canalização que ainda deve ser construída, com um volume de 200 mil litros por segundo. Conforme o diretor de operações, esses trabalhos, se necessários, levarão em torno de dois dias. “Importante ressaltar que essa contenção, que fica próxima ao Caça e Pesca, será provisória, somente enquanto houver a necessidade de represamento, para garantir o bombeamento”, ressalta Cordeiro.

Com esse conjunto de intervenções, a companhia estima que conseguirá manter regular o abastecimento de água em Gravataí por 50 dias. “Embora sejam medidas que atenuem o risco de desabastecimento, a situação segue crítica, e a população precisa entender que não pode haver desperdício nem uso desnecessário de água”, reforça o prefeito Luiz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Com o objetivo de fazer cumprir o Decreto 20.241/2022, que estabelece as diretrizes municipais para a racionalização e combate ao desperdício de água em Gravataí, a Guarda Municipal tem percorrido a cidade, alertando, principalmente, donos de postos de combustível, de revendas e de lavagens de carro. “Até que a Corsan apresente e execute obras definitivas, que resolvam de vez o problema de abastecimento na cidade durante o verão, essa é uma tarefa de todos, tratar a água como o bem mais precioso, com uma atitude cidadã de responsabilidade”, reitera o prefeito.

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Apesar da chuva, tendência é de que o nível do Rio Gravataí siga baixando gradualmente

Apesar da chuva, tendência é de que o nível…

  As previsões meteorológicas indicam que a chuva continua na região nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio,…
Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários e comunidade para que doem água

Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários…

  Com parte dos bairros de Gravataí e Cachoeirinha sem água, a colaboração de empresários e de moradores residentes em áreas…
Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de água no RS

Imóveis atingidos por alagamentos terão isenção da tarifa de…

  Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria…