Com clínicos, pediatras e ginecologistas, Gravataí anuncia a nomeação de 29 médicos

Com clínicos, pediatras e ginecologistas, Gravataí anuncia a nomeação de 29 médicos
Continua Depois da Publicidade
Foto: PMG/Divulgação

O prefeito Luiz Zaffalon autorizou nesta semana a nomeação de 29 novos médicos para atuação na rede municipal de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o município garantirá o serviço com recursos do tesouro municipal. Os profissionais chamados fazem parte da lista de aprovados no Concurso Público nº 01/22, destinado a servidores da saúde.

Continua Depois da Publicidade

“Gravataí tem uma rede de saúde que é referência no Rio Grande do Sul. Essas nomeações vem ao encontro das ações do nosso governo, que trata a pauta como prioridade”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Atualmente, Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.

Conforme o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, foram chamados médicos clínicos, pediatra e ginecologistas para atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atuação nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Dessa forma, diversas unidades e serviços serão contemplados com a chegada dos novos profissionais.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a SMS, o Ministério da Saúde não prorrogou o 20º ciclo do Programa Mais Médicos, solicitação feita por representantes do Rio Grande do Sul para evitar a desassistência à população, com a saída de um quantitativo significativo de profissionais. No último mês, o secretário da Saúde municipal esteve com a comitiva gaúcha participando do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Sergipe.

O encontro discutiu pautas nacionais, como as perspectivas das políticas públicas de saúde. Entre elas, a transição do Programa Mais Médicos para o Programa Médicos pelo Brasil. Na oportunidade, os representantes estaduais reforçaram as dificuldades encontradas durante a implantação do novo programa, em especial no que se refere à redução de vagas para a região metropolitana de Porto Alegre e as dificuldades de adesão de novos profissionais.

Continua Depois da Publicidade

Destaque

Recentemente, Gravataí obteve importante reconhecimento em ranking que mede a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários na área da saúde. O município alcançou a primeira colocação no ranking entre as cidades com mais de 200 mil habitantes no Previne Brasil. O programa do Ministério da Saúde serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…