• Geral
  • 12 de maio de 2022

Polícia Civil de Gravataí investiga a Trading Connect, esquema de pirâmide que lesou dezenas de pessoas na cidade

Polícia Civil de Gravataí investiga a Trading Connect, esquema de pirâmide que lesou dezenas de pessoas na cidade
Continua Depois da Publicidade

A Polícia Civil de Gravataí investiga um esquema de pirâmide que vitimou milhares de pessoas em todo o Brasil, sendo, pelo menos, algumas dezenas no município. Com a crise econômica, muitas pessoas buscam alternativas para complementar a renda. Neste contexto, a Trading Connect surgiu prometendo lucros que superavam os 100% do valor investido já no primeiro mês.

Continua Depois da Publicidade

Com um site na internet, a falsa empresa afirmava ser de Singapura e trabalhar com a restituição de impostos. O esquema apresentado era simples: as vítimas eram convidadas a investir em mercadorias compradas na plataforma. Os produtos seriam revendidos e os impostos seriam restituídos e uma parte do lucro seria devolvida à vítima, no caso “investidor”.

“Eu estava estudando marketing digital e o mercado financeiro. Buscava algo para me capitalizar porque a crise pós-pandemia estava muito difícil”, relatou à reportagem do Giro de Gravataí uma vítima que pediu para não ser identificada.

Continua Depois da Publicidade

Na realidade, não eram apenas os produtos que não existiam. A própria empresa não possui CNPJ no Brasil ou qualquer outra espécie de registro. Para alguns usuários, os golpistas apresentaram o registro de uma empresa com o mesmo nome, no interior de São Paulo, que trabalhava com importação de painéis solares e não possuía qualquer relação com a plataforma.

Como um típico esquema de pirâmide, a plataforma prometia ao usuário, também, uma parte do lucro daqueles que ele indicasse. Em Gravataí, uma das vítimas chegou a organizar um jantar com mais de 100 usuários da plataforma, no final de abril, em um restaurante do centro da cidade.

Continua Depois da Publicidade

O evento reuniu pessoas que já estavam há dois ou três meses na plataforma, que funcionou aproximadamente quatro meses, e outras que haviam conhecido o sistema pouco tempo antes. Antes que todos pudessem saborear o buffet, os mais experientes contavam suas histórias e davam conselhos aos novos.

Uma senhora, alegre com a mudança de vida que acreditava estar perto, aconselhava o recrutamento de familiares. “Esse negócio de colocar a família é muito bom. Nós ajudamos a nossa família e eles nos ajudam a crescer”, disse ela, antes de receber sonoros aplausos.

Continua Depois da Publicidade

“Entrei com 120 reais, chorando. Pensei, em uma janta, a gente gasta mais que isso. Convidei a minha família, eles foram convidando também. Fui crescendo, cresci muito rápido. Sem colocar nenhum tostão a mais, estou operando com 7 mil. Tem gente na minha equipe que já está com 41 mil”, relatou outro.

O sonho, no entanto, começou a ruir na última semana, quando os usuários começaram a ter problemas para retirar o dinheiro que tinham investido, até que o site saiu do ar, deixando milhares de pessoas no prejuízo. Mesmo entre aqueles que chegaram a lucrar com a plataforma, muitos acabaram com saldo negativo. “Tudo que eu ganhava eu reinvestia”, contou outra vítima do esquema.

Continua Depois da Publicidade

Nossa reportagem apurou que uma das vítimas da cidade chegou a alugar um escritório de onde planejava estruturar os investimentos, mas com o fim da plataforma, sem conseguir retirar o dinheiro investido, encontra dificuldades para arcar com o prejuízo.

Entre as pessoas ouvidas pelo Giro de Gravataí, além da revolta pelo dinheiro perdido, o sentimento de vergonha é muito forte. “Tenho caráter, nunca tirei nada de ninguém. Mas trouxe amigos, trouxe família e todos ficaram no prejuízo. Me sinto culpado. Fico muito constrangido”, revelou um rapaz.

O caso está sendo apurado pela Polícia Civil de Gravataí, no entanto, os investigadores não comentam para não atrapalhar os trabalhos, mas recomendam que aqueles que se sentiram lesados façam o registro em uma delegacia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…