Como grupos de WhatsApp tem auxiliado a Guarda Municipal no combate ao crime em Gravataí

Como grupos de WhatsApp tem auxiliado a Guarda Municipal no combate ao crime em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Grupo do bairro Parque dos Anjos conta com moradores, comerciantes e operadores da Segurança Pública. Reprodução.

Por volta das 11h16 da manhã um alerta foi dado. Na foto um indivíduo com um emaranhado de fios nas mãos parece olhar para as câmeras de vigilância que o flagravam. O homem acabara de roubar a fiação de uma residência, e segundo a denunciante o mesmo havia invadido uma escola de educação infantil, também no bairro.

Continua Depois da Publicidade

O alerta foi dado por uma moradora em um grupo de Whatsapp comunitário do Parque dos Anjos. Nele, comerciantes, moradores e operadores da segurança pública trocam informações como uma central de inteligência. Qualquer movimentação suspeita é repassada e viaturas da Guarda Municipal fazem o patrulhamento na área. 

Não demorou muito para que os agentes localizassem o homem apontado pelo furto de fios de energia. Com novas informações no grupo sobre o sentido que o suspeito tomara, os guardas realizaram um patrulhamento e conseguiram localizar o rapaz. Detido, ele foi apresentado na Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí. 

Continua Depois da Publicidade

Para o Comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Luís Henrique Gaus, os grupos funcionam como uma extensão dos olhos da instituição. Segundo ele, são quase 30 grupos que formam essa rede que auxilia na captação de informações nos grandes centros.

“São dois mil pares de olhos vendo a cidade e nos contando o que eles veem de anormal. Isso facilita que a gente consiga identificar o crime enquanto ele acontece”, aponta o comandante. De acordo com ele, um relato vai complementando a informação do anterior, facilitando um monitoramento de atividades suspeitas.

Continua Depois da Publicidade

“Eles vão nos guiando. São as nossas câmeras humanas, são os nossos olhos no corpo de uma outra pessoa nos passando o que a gente precisa pra ajudar eles a ter essa sensação de segurança. E tem dado certo”, complementa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…