Alunos de duas escolas de Gravataí participam de torneio estadual de robótica

Alunos de duas escolas de Gravataí participam de torneio estadual de robótica
Continua Depois da Publicidade
Fotos: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação.

A sexta-feira foi de emoção e otimismo para as duas equipes de robótica das escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) Humberto de Campos e Vinicius de Moraes. Com o início do First Lego League, torneio de robótica promovido em todo o estado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), chegou a hora de as equipes enviarem os primeiros vídeos com as demonstrações dos robôs construídos pelos alunos.

Continua Depois da Publicidade

O fato de ter pela frente uma competição totalmente diferente, por ser inteiramente on-line, não intimidou os alunos da equipe Tecnológicos, da Escola Humberto de Campos, única escola rural da competição, que, desde que decidiram encarar o desafio de participar do torneio, têm se dedicado diariamente aos testes e aperfeiçoamentos do robô construído por eles. Dedicação elogiada pela chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, que esteve no local representando o prefeito. “Ver o potencial de uma escola que, mesmo estando na zona rural, não se limita é impressionante ”, elogiou.

Além da atividade de fazer com que o robô cumpra com os comandos, os alunos também tiveram que desenvolver um projeto de inovação e cumprir com o Corvelius, que são os seis princípios básicos do projeto: inovação, impacto, inclusão, diversão, trabalho em equipe e descoberta, o que, segundo a professora responsável pelo projeto, Flavia Fiorenza, já foi, gloriosamente, cumprido pelos pequenos.

Continua Depois da Publicidade

Este ano, a competição veio com um tema desafiador: o movimento. Pensando nisso, os alunos da EMEF Humberto de Campos aliaram uma necessidade à tecnologia e criaram o aplicativo, “Humberto em movimento”. Por meio do App, a comunidade escolar posta exercícios e fotos dos alunos realizando as tarefas. A ação promoveu uma maior adesão dos alunos às atividades escolares.

Para a secretária municipal da Educação, Sonia Oliveira, que acompanhou a primeira etapa da competição, a inclusão da robótica na grade curricular é um dos projetos futuros do governo, uma vez que o envolvimento do aluno com essa atividade auxilia em várias disciplinas regulares.

Continua Depois da Publicidade

A responsável pelo movimento da robótica nas escolas municipais, Naiala Ramos, lembrou toda a trajetória dentro do município e o quanto essa atividade já transformou a vida dos alunos. “Somente o fato de eles saírem para competir e terem vivência com outras escolas, como foi no ano passado, já modifica a vida dos alunos”, lembrou.

Sentimento ilustrado pela pequena Yasmin Maria, que, ao lado dos colegas Kainã Porto e João de Sena, não deixou de aproveitar o momento, mesmo com todo o nervosismo. “Eu estou muito feliz por participar, é muito legal”, disse a aluna do 5° ano, entusiasmada.

Continua Depois da Publicidade

Já pensando nas próximas edições, a diretora da escola, Tatiane da Silva, comentou que “a intenção é colocar cada vez mais cedo os alunos em contato com a robótica, oportunizando que eles cheguem ainda mais fortes na competição”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…
Homem é preso suspeito de estupro em abrigo de Gravataí

Homem é preso suspeito de estupro em abrigo de…

  Um homem de 23 anos foi preso por estupro no início da madrugada deste domingo (19) e um abrigo temporário…