Gravataí vai oferecer novo método contraceptivo que é implantado na pele

Gravataí vai oferecer novo método contraceptivo que é implantado na pele
Continua Depois da Publicidade
Método tem validade de três anos. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Prefeitura de Gravataí está se preparando para colocar em prática um projeto piloto de método contraceptivo. Na última semana,  o secretário da Saúde Jean Torman, o médico ginecologista Marcelo Leone e a enfermeira e coordenadora de Política da Saúde da Mulher, Luciane da Silva, se reuniram, em uma videoconferência, com as coordenadoras e coordenadores da rede de  atenção básica para falar sobre a ação. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o objetivo é disponibilizar o serviço ainda neste trimestre.

Continua Depois da Publicidade

A iniciativa prevê a oferta do implante contraceptivo, que é aplicado no braço e tem duração de três anos. De acordo com o secretário, esse tipo de cuidado com a saúde da mulher é muito importante. “A decisão de colocar esse projeto piloto em prática é atender às necessidades de planejamento familiar das pacientes em vulnerabilidade social e clínica. Mas teremos critérios para fazer a inserção do implante e, se aprovado, no futuro poderemos atender praticamente todas as mulheres que desejarem utilizar desse método”, explica Jean.

O documento que traz todas as orientações, também demonstra quem serão as primeiras beneficiadas. São prioridade 1, adolescentes vivendo em alta vulnerabilidade ou risco social; usuárias de drogas; mulheres em situação de rua; mulheres que moram em regiões sem unidade de saúde e zona rural; soropositivas; pacientes que apresentam déficit cognitivo; mulheres que já tiveram três ou mais partos; puérperas de alto risco; que tem contraindicação à amamentação e com distúrbio de saúde mental ou rebaixamento de nível de entendimento.

Continua Depois da Publicidade

A prioridade 2 será para as pacientes que não se adaptaram aos métodos oferecidos pelas unidades de saúde, mulheres categoria 3 e 4 para outros métodos contraceptivos (seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde) e que haja sangramento aumentado, dismenorréia e endometriose não resolvidos com outros métodos ou tratamentos. As mulheres que não se encaixarem nesses casos são classificadas como prioridade 3.

O método, que evita a ingestão da pílula diária, não interfere nas relações sexuais e pode ser utilizado por mulheres que não podem utilizar remédios com estrogênio. A implantação do contraceptivo será feita em espaços próprios dos serviços de saúde inicialmente pelo ginecologista Marcelo Leone.

Continua Depois da Publicidade

Viabilizador do projeto, por meio de uma parceria com a ONG Brasil Sem Grades, Marcelo fala sobre os benefícios do projeto para as mulheres e para o município. “Além de ser o mais eficaz dos métodos, mais até que vasectomia e ligadura de trompas, ele dura por três anos. A paciente que fizer o implante pode ter certeza que não irá ter uma gravidez indesejada. No futuro, se esse projeto piloto der certo, o valor de investimento por implante é de aproximadamente R$360. Esse valor, por três anos, é muito acessível para a Prefeitura oferecer à população feminina”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…