• Geral
  • 14 de maio de 2020

Gravataí não corre risco de racionamento de água no momento; situação ainda requer cuidados

Gravataí não corre risco de racionamento de água no momento; situação ainda requer cuidados
Continua Depois da Publicidade
Uso de balsas ainda não é necessário para captação de água do Rio Gravataí. Foto: Luiz Antônio Fonseca Soares

 

As chuvas que caíram sobre Gravataí nos últimos dias trouxeram um alento ao Rio Gravataí, que teve um aumento importante no nível das suas águas. Se, de acordo com a medição divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a situação era considerada crítica no fim da semana passada, na tarde de ontem (13), a régua aponta um nível de 0,77m, o que é considerada condição de alerta.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o Gestor da Unidade de Saneamento da Corsan em Gravataí e Glorinha, Ramos Volnei Modinger, mesmo na semana passada, quando o nível estava 30 centímetros a baixo da linha considerada crítica (60 centímetros), ainda não era necessária a utilização de balsas para a captação de águas para o consumo da população.

A situação relatada por Ramos foi documentada no dia 6 de maio, quando o gestor enviou um ofício à procuradoria de Gravataí, informando o quadro do abastecimento. De acordo com o documento, naquele momento, as balsas estavam prontas para a utilização. Ainda segundo o texto, se fosse necessário o uso dos equipamentos e permanecendo a estiagem, poderia haver racionamento.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo que a situação tenha se amenizado, Ramos alerta que ainda são necessários cuidados. “Não existe indicativo de racionamento hoje, no entanto, continuamos pedindo para a população economizar água. A perspectiva de chuvas não é otimista”, revelou.

Ramos ainda explicou que a medição divulgada não indica necessariamente a profundidade do rio em toda a sua extensão, mas no chamado “marco zero”, estipulado pela Corsan para avaliar as condições de abastecimento e captação.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí apresenta estabilidade no nível desde a madrugada desta segunda-feira

Rio Gravataí apresenta estabilidade no nível desde a madrugada…

O Rio Gravataí, de acordo com novos dados da Estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas, no Caça e Pesca –…
RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí já chegou a 6,17m

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí…

  Publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo (5/5), o Decreto 57.600 reitera o estado de calamidade pública…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…