Após reunião com a presença de Dom Jaime em Gravataí, missas e celebrações seguem suspensas

Após reunião com a presença de Dom Jaime em Gravataí, missas e celebrações seguem suspensas
Continua Depois da Publicidade

Foi em Gravataí, nesta última semana, que padres, pastores e até mesmo o arcebispo Dom Jaime Espengler, acompanhado de seu auxiliar, Dom Donizete, responsável por Gravataí, estiveram reunidos com o prefeito Marco Alba para falar sobre a reabertura das igrejas e demais espaços religiosos.

Continua Depois da Publicidade
Dom Jaime Spengler (centro) durante a Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, em 2018. Foto: Vatican News.

Sem muitos detalhes da reunião, até então não revelada, Dom Jaime ouviu do prefeito as ações que vem sendo tomadas no município para conter a disseminação do Covid-19, já que ainda avaliava autorizar o retorno das missas católicas e celebrações com a presença dos fiéis, suspensas desde o dia 16 de março, juntamente com as catequeses e demais atividades.

O Bispo ainda dependia do decreto do Governo do Estado que dava autonomia aos municípios para decidirem sobre a reabertura. Em Gravataí, o prefeito também aguardava o anúncio. Na noite de hoje (01), Marco, em uma live no Faceebok, irá divulgar oficialmente a retomada das atividades comerciais no município, bem como algumas medidas de distanciamento social.

Continua Depois da Publicidade

Nesta última quinta-feira (30), em uma nota oficial, que destaca o dom da vida, Dom Jaime decidiu manter o fechamento das igrejas para missas e celebrações com a presença de fieis. “A vida é dom, compromisso”, diz início do documento, que também regulamenta e torna facultativo a reabertura das secretariais paroquiais. Além disso, a nota pede o reforço nas medidas de higiene, e principalmente nas atividades dos párocos junto à comunidade.

O documento ainda termina reforçando o cuidado com os demais.  “Não estamos separados do rebanho! Urge, porém, adaptarmo-nos às exigências que a epidemia impõe a todos. Precisamos nos cuidar; mas também não podemos deixar de cuidar daqueles que o Senhor nos confiou. A crise que atinge todo o nosso povo, exige de nós criatividade apostólica”, diz nota.

Continua Depois da Publicidade

Confira na íntegra

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE SOBRE A PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A vida é dom, compromisso!

Continua Depois da Publicidade

Neste momento difícil para todos, devido à epidemia do coronavirus (COVID- 19), orientamos os seguintes procedimentos para as questões pastorais na Arquidiocese:

  1. E possível, mas facultativo, oferecer os serviços de secretaria paroquial aos fiéis. Para tanto, o Pároco, seguindo as orientações do departamento de Recursos Humanos (RH), avalie a conveniência e horários desses serviços. Ao mesmo tempo é necessário garantir as condições de higiene e esterilização dos espaços (álcool gel, uso de máscaras, distanciamento social e, se possível, instalar proteção de vidro ou acrílico que permita a comunicação entre a secretária/o e a pessoa atendida).
  2. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, manteremos nossos templos fechados. Por isso, os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa sem a presença física de fiéis, com ou sem transmissão on-line.
  3. Para o atendimento a doentes, o presbítero aja seguindo as orientações sanitárias: uso de máscara, álcool gel para limpar as mãos, avental, luvas (inclusive para a unção) e, se possível, proteção facial. Retornando a casa, tome todos os cuidados de higienização. Não estamos separados do rebanho! Urge, porém, adaptarmo-nos às exigências que a epidemia impõe a todos. Precisamos nos cuidar; mas também não podemos deixar de cuidar daqueles que o Senhor nos confiou. A crise que atinge todo o nosso povo, exige de nós criatividade apostólica.

+ Jaime Spengler Arcebispo

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…