• Geral
  • 5 de fevereiro de 2020

Risco de racionamento: estiagem e nível do Rio Gravataí preocupam a prefeitura

Risco de racionamento: estiagem e nível do Rio Gravataí preocupam a prefeitura
Continua Depois da Publicidade
Secretário de Governança e Comunicação Social, Luiz Zaffalon esteve no no Centro de Captação de Água de Gravataí. Foto: Douglas Glier Schütz

O aumento das temperaturas e a falta de chuva colocam Gravataí em risco de passar por racionamento de água. Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário de Governança e Comunicação Social, Luiz Zaffalon, se reuniu com o gerente local da Corsan, Ramos Volnei Modinger, e um técnico da companhia para fiscalizar a situação do Rio Gravataí e a situação do serviço de captação de água do município. O encontro ocorreu no Centro de Captação de Água de Gravataí, no bairro Morada Gaúcha

Continua Depois da Publicidade

Zaffalon ressaltou a importância deste tipo de fiscalização na prevenção da falta de abastecimento do município. “Eu venho aqui pessoalmente desde o início de janeiro, quando começaram as altas temperaturas. Queremos providências em relação a captação emergencial com as balsas móveis. As que a Corsan tem estão desativadas a muito tempo. Elas estão tomadas pelo mato, precisamos de novas. Metade da população de Gravataí recebe a água que é captada aqui.”

Segundo Ramos, a lâmina de água do Rio Gravataí está 40 centímetros acima da bomba de captação. Porém, o nível estaria diminuindo entre quatro e cinco centímetros por dia. “Se não chover até domingo, perderemos mais 20 centímetros, sobrando apenas 20 entre a bomba de captação e a lâmina de água”, afirmou o diretor. A previsão do tempo é de sol nos próximos dias e chuvas no sábado e no domingo.

Continua Depois da Publicidade

A prefeitura também lembrou que a população também pode colaborar nara prevenção ao racionamento. Nessa época de pouca chuva, é aconselhável não molhar a grama e os jardins, assim como não lavar carros e calçadas. Pequenos gestos como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça e ainda desligar o chuveiro enquanto se ensaboa também auxiliam na economia de água.

 

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Apesar da chuva, tendência é de que o nível do Rio Gravataí siga baixando gradualmente

Apesar da chuva, tendência é de que o nível…

  As previsões meteorológicas indicam que a chuva continua na região nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio,…
Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários e comunidade para que doem água

Em Cachoeirinha e Gravataí, apelo é feito aos empresários…

  Com parte dos bairros de Gravataí e Cachoeirinha sem água, a colaboração de empresários e de moradores residentes em áreas…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…