close
  • Geral
  • 7 de janeiro de 2020

Gravataí avança no combate ao vírus da Aids e cai no ranking nacional de casos da doença

Gravataí avança no combate ao vírus da Aids e cai no ranking nacional de casos da doença
Continua Depois da Publicidade
Teste possibilita o diagnóstico rápido da doença. Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Enquanto o Rio Grande do Sul ostenta os tristes títulos de estado com maio número de mortes por Aids e terceiro em casos da doença, Gravataí avançou na prevenção ao contágio. O município conseguiu reduzir os índices da doença e caiu da 48° para a 53° posição do ranking de cidades com o maior numero de casos no Brasil.

Continua Depois da Publicidade

Para Tatiane Silva, coordenadora do Serviço de Assistência Especializado (SAE), do município, os números são resultado do trabalho realizado. “A melhora no ranking é reflexo da política de prevenção e assistência que a gestão municipal vem apoiando e implementando aos usuários”.

O SAE presta atendimento a todos os que possuem IST, HIV/Aids, tuberculose e hepatites virais. No local, são realizados testes rápidos para diagnóstico, feitos na hora e, caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento médico.

Continua Depois da Publicidade

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 135 mil pessoas possuem o HIV e não sabem. O que reforça a importância dos testes rápidos, como aponta Tatiane. “Os testes são fundamentais para quem tem vida sexual ativa e, principalmente, para quem teve relação sem uso de preservativo ou em casos que esse tenha se rompido. Se cedo realizado o diagnóstico, o início de tratamento é imediato, melhorando a qualidade de vida da pessoa vivendo com HIV”.

 O SAE de Gravataí é composto por uma equipe de 33 profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo médicos, enfermeiro, assistente social, psicólogo, entre outros. Os atendimentos ocorrem das 8h às 18h, e a coleta de material para exame a partir das 7h. Contato: (51) 3600-7780

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
x