Luis Felipe | “G8” garante Neri Facin presidente da Câmara em 2020; Conheça o grupo e o acordo

Luis Felipe | “G8” garante Neri Facin presidente da Câmara em 2020; Conheça o grupo e o acordo
Continua Depois da Publicidade

Na última sessão legislativa deste ano, marcada para o dia 19 de dezembro, os vereadores escolherão, por meio de voto aberto, os integrantes da Mesa Diretora para o último ano da atual legislatura. Tradicionalmente, a escolha é resultado de acordo firmado no início do mandato.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

2020 é do G8

G8 é o grupo formado pelos vereadores da base de apoio ao governo Marco Alba (MDB). São eles: Airton Leal (PV), Evandro Soares (DEM), Fábio Ávila (Republicanos), Jô da Farmácia (PTB), Mário Peres (PSDB), Neri Facin (PSDB) e Roberto Andrade (PP), mais o vereador Bombeiro Batista (PSD), governista que migrou para oposição no início deste ano.

No início desta legislatura, governo e base aliada firmaram acordo que organizou a presidência da Câmara Municipal de forma que os quatro anos seriam divididos em dois anos para o MDB (Nadir Rocha e Clebes Mendes) e dois anos para o G8 (Airton Leal e Neri Facin). No final do mês de outubro, o grupo reuniu seis de seus integrantes e decidiu indicar Neri Facin como candidato. Naquela ocasião, faltaram à reunião Bombeiro Batista e Roberto Andrade.

Continua Depois da Publicidade

Em almoço nesta quinta-feira (05), todos os integrantes reafirmaram o acordo e ratificaram o nome de Neri como candidato. Vale lembrar que Neri poderá ser eleito com os votos do G8 mais os cinco votos da bancada do MDB, totalizando 13 votos, dois a mais que o necessário para vitória.

Caso o acordo chegue até a sessão do dia 19, será a primeira vez na história que este tipo de combinação foi honrado sem rupturas e traições. Também entra pra história Marco Alba, como o prefeito que elegeu todos os presidentes do legislativo em seu mandato.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…
André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho, que é pura generosidade

André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho,…

  “Diga lá, meu coração, conte as histórias das pessoas nas estradas desta vida […]” Ouvindo atentamente a letra da canção…