• Geral
  • 2 de setembro de 2019

Conselho do Senado vai debater sugestão legislativa que pede a criminalização do coaching

Conselho do Senado vai debater sugestão legislativa que pede a criminalização do coaching
Continua Depois da Publicidade
Foto: Agência Senado/Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai promover, na terça-feira (3), às 15h, uma audiência pública para debater a atividade de coach no Brasil. A ideia é acumular argumentos para a análise da sugestão popular que pede a criminalização da atividade.

Continua Depois da Publicidade

Para o debate, estão convidados o presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico, Paulo Sérgio Vieira da Silva, e o vice-Presidente do International Coach Federation (ICF Brasil), Marcus Baptista, além de outros representantes de entidades ligadas à atividade. Os deputados Nereu Crispim (PSL-RS), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Coronel Tadeu (PSL-SP) e Júlio César (Republicanos-DF) também estão entre os convidados.

Atividade

Originária do idioma inglês, a palavra coach significa treinador. No mercado de trabalho, ele é o instrutor capacitado a ajudar pessoas a atingirem mais rapidamente as suas metas na vida pessoal e profissional. O coach também é contratado por empresas na busca de resultados em curto prazo. Nos Estados Unidos, onde a atividade surgiu há algumas décadas, a carreira já movimenta US$ 2,3 bilhões ao ano.

Continua Depois da Publicidade

Na teoria, qualquer profissional pode se tornar um coach, desde que domine os conhecimentos dentro da sua área. Na prática, é preciso também estar preparado para lidar com pessoas; ajudar os clientes a identificar limites, superar desafios e desenvolver o seu potencial.

O cidadão William Menezes, morador de Sergipe, é o autor da sugestão de criminalização da atividade. Sua ideia recebeu mais de 20 mil apoios. Agora, a ideia foi transformada em sugestão legislativa (SUG 26/2019) e tramita na CDH sob relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que ainda analisa a matéria. Se aprovada, pode virar projeto de lei.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Agência Senado

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…