• Geral
  • 13 de agosto de 2019

Rota Turística de Gravataí com ligação à Serra Gaúcha mudará o perfil da zona rural

Rota Turística de Gravataí com ligação à Serra Gaúcha mudará o perfil da zona rural
Continua Depois da Publicidade
Zona rural da cidade se tornará Rota Turística para a Serra Gaúcha. Foto: Anderson D´Onofrio França/Divulgação

A 7ª Feira Agro Rural e Turística de Gravataí (Fearg) não foi apenas uma explosão de público, com a movimentação de mais de 25 mil pessoas no Distrito da Morungava, realizada de quinta a domingo, 11. Marcou definitivamente o alinhamento de um dos projetos mais ousados nesses sete anos da administração do prefeito Marco Alba, a criação da Rota Turística de Gravataí – um novo caminho para a Serra Gaúcha. Conforme a Prefeitura de Gravataí, é ousado porque mira em um mercado que em 2018 respondeu por US$ 152,5 bilhões (8,1%) do PIB nacional.

Continua Depois da Publicidade

“Estamos organizando um ambiente econômico favorável, investindo pesado em infraestrutura, fazendo as amarras dos setores que compõem essa cadeia produtiva”, anunciou o prefeito durante a 7ª Feira Agro Rural e Turística de Gravataí (Fearg), que ocorreu no último fim de semana.

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Reprodução

Na reunião com pequenos produtores rurais, no sábado à tarde, que marcou a retomada no município do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o governo federal, através do Ministério da Cidadania, o prefeito foi claro em seu recado: “Não vendam suas terras, não saiam daqui, porque um novo projeto econômico e sustentável vai mudar o perfil desta região”. Dos 500 quilômetros quadrados de área geográfica do município, 65% estão na zona rural, sendo duas mil famílias de produtores rurais com talão de nota ativo.

Continua Depois da Publicidade

E não é coisa de “governo vai…”. É coisa de “governo está fazendo”. Tudo se inicia com a pavimentação dos mais de 7 km da Estrada Arthur José Soares (em andamento), saindo da Freeway à esquerda, no trevo da GM, e passando pela futura Estrada de Ligação, para então atravessar a ERS-030. Um detalhe: a partir de agosto do próximo ano, a praça de pedágio de Gravataí sai do km 77 e vai para o km 60. Vai desonerar não apenas os moradores de Gravataí, mas também os milhares de turistas que passarão a usar o novo caminho para a Serra Gaúcha.

A rota

Na Rota Turística, os viajantes cruzarão pelo distrito de Morungava, com suas belas paisagens rurais. “Não queremos concorrer com a Serra Gaúcha, que tem outro perfil de investimento no turismo, mas queremos ser parte desse setor da economia que mais cresce no mundo”, disse o prefeito. “O turismo mundial vai crescer entre 3% e 4% em 2019, conforme previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT)”, reforçou o prefeito. “Na lógica da produção industrial, a mão de obra será cada vez mais escassa, e nós, em Gravataí, que temos essa matriz industrial, precisamos lançar olhos nesse futuro de possibilidades”, disse ele.

Continua Depois da Publicidade

Não por acaso, a Fearg, há três anos, incorporou o turismo, passando a ser Feira Agro Rural e Turística de Gravataí, organizada em conjunto entre as secretarias municipais de Agricultura (SMA) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet). “São ações complementares, unindo duas cadeias, a produção rural, basicamente em sua estrutura familiar, e o potencial turístico”, reforçou o prefeito. Há ainda o componente histórico, com o município reconhecendo a valorizando suas raízes missioneiras, no projeto Gravataí Missioneira, um dos destaques nesta edição da Fearg, em uma parceria que envolve a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer (SMCEL).

“Está nascendo aqui uma nova indústria, que, no lugar de máquinas, será movimentada pela força do trabalho do produtor rural”, ressaltou o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Reservatórios da Corsan disponibilizam água potável em três locais de Gravataí

Reservatórios da Corsan disponibilizam água potável em três locais…

  A Corsan está disponibilizando água potável em reservatórios para a população de Gravataí em três pontos da cidade: Avenida Dorival…
Confira as principais necessidades para doação em Cachoeirinha e Gravataí

Confira as principais necessidades para doação em Cachoeirinha e…

  A Prefeitura de Cachoeirinha informou na tarde deste domingo (5/5) que são necessárias mais doações de colchões. A demanda é…
Colégio Dom Feliciano abre ginásio para receber famílias desabrigadas

Colégio Dom Feliciano abre ginásio para receber famílias desabrigadas

  O Colégio Dom Feliciano, em Gravataí, informou que passa a receber, à partir das 15h de hoje, famílias que estão…