• Geral
  • 17 de julho de 2019

Prefeitura abre o cadastramento para a Semana Farroupilha 2019

Prefeitura abre o cadastramento para a Semana Farroupilha 2019
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A Prefeitura  de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), abriu na ultima segunda-feira, 15, o cadastramento para a Semana Farroupilha 2019. Tradicional no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha terá programação especial este ano em Gravataí, e será necessário o cadastramento prévio, dos cavalos que irão desfilar. Momento especial de cultivar as tradições, a semana visa homenagear os líderes que marcaram a Revolução Farroupilha, fato histórico no estado.

Continua Depois da Publicidade

 

De acordo com a ata de audiência pública 00783.00006/2019, realizada em 20 de março deste ano, foi definido, que todos os animais devem ter atestados de sanidade, principalmente em relação ao mormo e a anemia infecciosa, exames esses, que devem ser realizados por médicos veterinários habilitados.


“A Semana Farroupilha é um dos momentos mais aguardados pelos tradicionalistas e admiradores da Cultura Gaúcha. O Desfile Farroupilha aqui em Gravataí tem um tamanho e uma grandiosidade ímpar e precisamos garantir a segurança de todos os envolvidos, até porque esta é uma exigência legal e este ano reforçada pela exigência do Ministério Público”, explica Fernanda Fraga, titular da Smcel.

Continua Depois da Publicidade


O cavalariano Marçal Dias Peixoto ressalta a importância das comemorações. “Correspondem ao nosso aniversário. É a oportunidade de mostrar nosso orgulho em ser gaúcho com cultivo ao nosso passado. Povo que não tem raiz não se sustenta. Não podemos jamais abrir mão de nossas comemorações.”

 

 O cadastramento

 

As inscrições vão até 6 de setembro, e devem ser realizadas diretamente na sede da Smcel, na Rua Antônio Donga, 15, no Centro ou pelo e-mail [email protected]. “Quanto às exigências, compreendemos perfeitamente o papel do ente público preservando as normas e leis. Vamos tentando fazer com que a coletividade entenda que temos que viver organizadamente. Estamos colaborando com isto”, reforça Marçal.

Continua Depois da Publicidade

 

A Semana Farroupilha

 

A Chama Crioula, fogo que simboliza a hospitalidade do povo gaúcho, representando a coragem e seu espírito heroico, chega à cidade entre 10h30 e 11h da manhã do dia 8 de setembro, e ficará na Praça da Bíblia, no Centro, até o dia 14. A abertura oficial está programada para acontecer no próprio dia 14 às 11h no CTG Aldeia dos Anjos. Durante toda a semana, serão realizadas oficinas e palestras alusivas ao tema tradicionalista.

 

“Comemoramos a Revolução Farroupilha, em uma semana de muita alegria, festa, confraternização. Começando já em agosto, com nossos cavalarianos, indo ao Município de Tenente Portela buscar a chama Crioula. Nos representam por vários Municípios e é uma honra fazer este percurso. É muito importante manter vivo em nossa cidade o desfile e comemorarmos com muita festa”, explica Claudio Klein, subcoordenador do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…
André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho, que é pura generosidade

André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho,…

  “Diga lá, meu coração, conte as histórias das pessoas nas estradas desta vida […]” Ouvindo atentamente a letra da canção…