Paróquia Nossa Senhora das Graças sofre segundo roubo em menos de uma semana

Paróquia Nossa Senhora das Graças sofre segundo roubo em menos de uma semana
Continua Depois da Publicidade
Local aonde ocorreu o furto de uma caixa com doações em dinheiro na terça-feira (30). Foto: Giro de Gravataí

Na última terça-feira (30), dois homens que assistiam a celebração na Paróquia Nossa Senhora das Graças, às margens da Dorival de Oliveira, na parada 72, saíram e furtaram uma caixa para doações que ficava na porta de entrada em frente a uma estátua de Nossa Senhora, em um caso que chocou os fiéis que frequentam há anos a comunidade, e que em 2017 completou seus 60 anos.

Continua Depois da Publicidade

Na madrugada desta segunda (06), um novo caso de furto, desta vez na secretaria. Não tem como confirmar, mas a suspeita, tanto do padre, quanto dos fiéis, é que o roubo sofrido hoje pode ter sido cometido pelos mesmos criminosos. Conforme o Pároco Fabiano Glaeser dos Santos, a ação desta segunda (06) foi “certeira”, já que pelo menos duas pessoas teriam arrombado a porta dos fundos da paróquia, desativando o alarme e chegando à secretaria.

“Não temos como precisar o horário, mas a funcionária chegou aqui cedo da manhã e se deparou com a porta quebrada. Em seguida já verificamos que eles arrancaram toda a fiação do alarme e foram até a secretaria”, conta Fabiano sobre a possível dinâmica do crime.

Continua Depois da Publicidade

Seguindo o relato de uma das funcionárias, ao chegarem na parte da frente, eles encontraram a porta da secretaria. Ela foi arrombada e a sala toda revirada. Os homens fugiram levando cerca de R$ 200,00 e um celular funcional, utilizado pelo padre e demais pessoas da paróquia.

Padre Fabiano Glaeser dos Santos acredita que os dois casos tenham sido praticado pelos mesmos autores. Foto: Giro de Gravataí

Suspeitos podem ter assistido a Missa

Fabiano também não descarta que tenham sido outras pessoas, mas que em algum momento observaram a movimentação na igreja. “Todos sabem que a comunidade fica aberta, e não podemos fiscalizar as pessoas que entram e que saem daqui. Provavelmente eles ou ele, nesse último caso, tenha observado aonde ficava a secretaria, aonde ficavam as portas de acesso. Ele pode ter entrado aqui e não suspeitamos pois as pessoas vem rezar todos os dias e ficam por horas nos bancos. Pode ser também que tenham assistido algumas ou a última missa para saber como agir”, contou ele.

Continua Depois da Publicidade

Mais segurança

Em fevereiro de 2018 a paróquia havia sido arrombada, e além de levarem objetos, eles ainda quebraram alguns artigos e deixaram portas danificadas. Desde então a igreja recebeu reforço com grades em janelas e portas afim de dificultar uma futura investida dos bandidos. Fabiano diz ainda que vai novamente reforçar a segurança no local, iniciando com a instalação de câmeras de segurança. “Houve um debate na comunidade, pois não ficaram contentes com o cercamento de grades da paróquia, mas infelizmente fomos obrigados a nos proteger. É complicado tudo isso, mas temos que tomar cuidado com a criminalidade. Vamos tomar medidas mais drásticas para cessar os roubos aqui”, destacou ele.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a animais domésticos do RS

Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a…

  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, assinou a ordem de início para a…
CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…