Delegacia de Gravataí é a última da região a ficar com superlotação

Delegacia de Gravataí é a última da região a ficar com superlotação
Continua Depois da Publicidade

Foto: Arquivo/Giro de Gravataí – Especial 

Continua Depois da Publicidade

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí (DPPA) foi a última da região metropolitana a ser registrada com superlotação de presos. Desde o final da ultima semana, todos os detidos pela Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM) estão ficando sob custódia nas viaturas estacionadas em frente a delegacia.

No interior da DPPA existem apenas duas celas com ocupação para seis pessoas, no entanto no ano passado a delegacia chegou a registrar 32 presos detidos no local. Alguns tiveram que ser realocados na sala de contenção – local de permanência dos presos até o registro da ocorrência.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o delegado plantonista, André Garcia Pastoriza, os próximos detidos que chegarem ficarão alojados dentro das viaturas, já que as celas dos fundos já contam com mais de seis presos. “Se a BM de Gravataí vier apresentar será feita a entrada do preso e os policiais de Gravataí deverão deslocar uma viatura e tornar alojamento para eles. A situação de sempre, não mudou”, contou o delegado, que na noite desta terça-feira (20) também estava respondendo por Alvorada e Viamão.

Presos há mais de cinco dias

Um outro ponto que destaca o delegado é o tempo de permanência deles na delegacia. O que acaba ocasionando uma série de outros problemas, como higiene e alimentação. “Os presos aqui estão se alimentando com a comida trazida pelos seus familiares. Quem não recebe, nós temos que ir atrás e conseguir com o albergue”, finalizou Pastoriza.

Continua Depois da Publicidade

Um outro problema que vem em decorrência da superlotação é a exposição dos policiais e a falta de efetivo nas ruas. Cada custódia é feita por pelo menos dois policiais que ficam por 12 horas na delegacia. Os presos detidos em Gravataí também não tomam banho e a cada ida ao banheiro são supervisionados pelos policiais militares, que acabam ficando também vulneráveis a doenças, devido a falta de higiene dos detidos. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí declara situação de emergência

Gravataí declara situação de emergência

  O prefeito Luiz Zaffalon emitiu na noite desta terça-feira (30) um decreto que coloca Gravataí em situação de emergência devido…
Trabalhadores da GM em Gravataí aprovam acordo de PPR e outros benefícios

Trabalhadores da GM em Gravataí aprovam acordo de PPR…

  Realizada em turno único na tarde chuvosa desta terça-feira (30) a Assembleia Geral de Trabalhadores da General Motors (GM) e…
AGEC Gravataí realiza aula inaugural de escolinha de futsal na próxima semana

AGEC Gravataí realiza aula inaugural de escolinha de futsal…

  Na próxima semana, a AGEC Gravataí irá promover a aula inaugural experimental de futsal para meninos e meninas de 7…