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- 29 de novembro de 2017
Prefeitura recolhe toneladas de lixo e manda recado para quem faz o descarte irregular
Foi na tarde desta quarta-feira (29) que agentes do departamento de limpeza da Prefeitura de Gravataí realizaram o recolhimento de entulhos e resíduos despejados às margens da Unidade de Pronto Atendimento das Moradas do Vale, atualmente em construção. Ao todo, seis caçambas, totalizando cerca de 60 toneladas de detritos, foram recolhidas.
O titular da Secretaria Municipal Serviços Urbanos (SMSU), Paulo Garcia, alertou para as sanções a quem comete este crime. “Muitos não sabem, mas despejar lixo em vias públicas é crime, sim. Quem é flagrado cometendo a infração recebe uma notificação que pode ser de leve a gravíssima e ainda leva multa de até R$ 3 mil, dependendo da quantidade de lixo descartado”, informou o secretário, que também compartilhou que no dia anterior, a UPA Abílio Alves dos Santos igualmente recebeu a limpeza das equipes, que retiraram oito cargas, ou cerca de 80 toneladas de entulhos despejados ao redor da estrutura.
Código de Limpeza
A SMSU realiza diversas ações de limpeza das vias públicas, não poupando esforços para atenuar o descarte irregular de lixo, conscientizar a população sobre os comportamentos ambientais inadequados e aumentar a fiscalização diante das atitudes ilegais, seja por parte de pedestres e moradores, até empresas de grande porte que realizam descartes ilegais.
O Novo Código de Limpeza do município entrou em vigor em abril de 2014. A Lei n° 3.440, sancionada pelo prefeito Marco Alba, tem por objetivo preservar o meio ambiente, dando ênfase à destinação correta para os resíduos produzidos na cidade e principalmente à sustentabilidade econômico-financeira do município.