Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Prefeito autoriza mais uma etapa da Rota Turística

Publicado

-

Foto: Paulo Oliveira/Divulgação 

A Rota Turística pode ser considerada um do projetos mais audaciosos do governo do prefeito Marco Alba, não esquecendo da duplicação das pontes do parque. O resumo é uma Arthur José Soares que liga Porto Alegre e cidades da região metropolitana à Serra Gaúcha. Dividida em cinco eixos a via fará a ligação da ERS-020 à rodovia 030, que futuramente também terá ligação com a BR-290 em uma obra próximo da garagem da empresa Sogil. 

O projeto, que para muitos não teria como sair do papel, já conta com o segundo trecho pronto. Eram 600 metros a serem asfaltados que começava no trecho um e ia até o início do Loteamento Xará. O segundo e o terceiro foram autorizados na manhã desta quarta-feira (28) com assinatura do prefeito e que contou com a presença de secretários, vereadores e funcionários da prefeitura.

“É um passo muito importante de um governo que se comprometeu. Aqui escoa a safra, além de dar qualidade vai trazer proveitos ao moradores que irão usufruir dos novos tempos dessa região”, destacou o vereador Clebes Mendes.

Não se tem números, mas segundo a prefeitura, 60% de toda a obra está sendo financiada pelo governo municipal. O restante vem através de emendas parlamentares e recursos provenientes do Ministério da Cultura, quando entre 2012 e 2013 o prefeito apresentou o projeto.

Secretário celebrou a responsabilidade

“Essa obra, uma das maiores, celebra o compromisso e a responsabilidade com a comunidade. O trabalho que se vê agora é batalhado pelo nosso governo desde 2012. Aprendemos que não se gasta mais do que se arrecada, e assim, conseguimos arrumar a casa e começar a investir na cidade. É uma evolução nunca vista e que será benéfica para todos. Enalteço a pessoa do prefeito por ter essa coragem de seguir em frente com o projeto do futuro”, disse o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo Martins.

O futuro é Gravataí

Para Marco a Rota Turística de Gravataí mudará o contexto de mobilidade na região, já que a via fará a ligação para dois extremos, o Litoral e a região norte do estado, também contando com a duplicação das pontes do parque.

“A partir do término da obra se muda a visão estratégica das cidades no entorno. De Porto Alegre para a Serra Gaúcha poderá ser utilizada a via que fará a redução do fluxo de veículos no perímetro urbano. Para o futuro essa obra será de extrema importância e para a comunidade também, que irá usufruir da agilidade em se deslocar, e isso consequentemente com a duplicação da Centenário e das Pontes do Parque”, disse ele, entusiasmado.

O turismo

Não só a ampliação e pavimentação, mas sim uma série de outras etapas estão por vir depois da conclusão das obras. No entanto, as novas ações serão de fomento e investimento do entorno, que darão o toque final na Rota Turística. O prefeito destacou a interação com a comunidade para tonar de fato uma região de turismo. “A prefeitura já realiza para cuidar do entorno. Queremos uma região forte para o futuro”, destacou. 

Conforme o assessor especial de fomento à cultura de Gravataí, Iuri Camargo, um mapeamento já é feito na região para identificar locais que poderão ser transformados em possíveis paradouros, hotéis e até restaurantes. “A partir dos mapeamentos vamos estudando os locais e o que eles podem proporcionar para a rota.

O foco é sim a estruturação da Arthur José Soares, e é ela que será apresentada como carro chefe aos moradores da região para que possam investir também e transformar a localidade numa potência”, disse. Iuri ainda ressalta. “Através de parcerias com órgãos e instituições queremos preservar a área rural da nossa cidade, mas ao mesmo tempo tornar ela reconhecida e forte. Temos diversos projetos chegando e que podem colocar Gravataí como uma cidade referência no RS”, disse. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias