Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Carreteada de Gravataí movimentou cerca de 15 mil pessoas

Publicado

-

A tradicional Carreteada de Gravataí contou com cerca de 15 mil pessoas, em dois dias de muitas atrações na Comunidade do Morro Agudo. O evento foi realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL, e da Associação Amigos da Carreteada nos dias 10 e 11.

Com o intuito de cultivar e manter viva as raízes carreteiras no Município, onde as mesmas eram o principal meio de transportes de Gravataí, o evento deste ano apresentou diversas atrações ao público que visitou a sede do Recanto dos Carreteiros. Ao todo, 225 carretas estiveram presentes nas dependências da festividade.

Às 9h de sábado os carreteiros já concentravam-se no Campo do Ibituí, para realizarem o Desfile dos Carreteiros, com trajeto de 4km até o Recanto dos Carreteiros.  Durante a tarde, os alunos do Projeto LER visitaram as dependências da atividade, para a realização de um Circuito Cultural guiado, onde aprenderam um pouco mais sobre o histórico da Festa. Ainda no sábado, a Banda Municipal de Gravataí, sob comando do coordenador Ivam Silveira, apresentou diversas músicas ao público presente.

O prefeito Marco Alba saudou mais um ano de Carreteada. “A Carreteada Estadual de Gravataí representa o resgate da nossa história e de nossa cultura. As Carretas de Boi foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. Nós reconhecemos e saudamos a importância cultural deste meio de transporte e a forma com que vivem os Carreteiros”, afirmou.

Fernanda Fraga, secretária da Cultura, Esporte e Lazer, elogiou a dedicação de todos Carreteiros. “É com muito orgulho, que todos os anos venho até aqui, e vejo o brilho nos olhos destes carreteiros. Parabenizo todos os que colaboram para mantermos viva esta tradição tão importante para a Cultura gravataiense”, disse.

Cristina Duarte, vice-presidente da Associação Amigos da Carreteada, agradeceu o apoio de todos para o sucesso do evento. “Não posso deixar de saudar todos nossos amigos da Associação Amigos da Carreteada, que trabalham arduamente para que tudo saia da melhor maneira possível. Que possamos seguir nossa festa por muitos e muitos anos”, relatou.

Paulo Barbudo, lendário Carreteiro do bairro Santa Tecla, aproveitou para elogiar o trabalho do Executivo Municipal. “O que o prefeito Marco Alba vem fazendo por esta comunidade é muito importante. Hoje, temos uma estrada de qualidade para o desfile, e contamos com uma excelente estrutura para o evento. Muito obrigado, Prefeitura de Gravataí, por ser fundamental para a Carreteada”, agradeceu.

Durante a noite, a Charla Carreteira animou o palco da Carreteada, com apresentações artísticas da comunidade local. Na sequência, ocorreu o Baile do grupo Pankadão da Vanera.  Já durante a madrugada, a Gang da Vanera agitou o público e fez a festa raiar o dia, no Recanto dos Carreteiros. 
Fechando os trabalhos, o Baile da Domingueira foi comandado por Rafa Batista e Banda

Já no domingo, a Escola Frei Veloso, sob o comando da professora Amanda Castro Mota, apresentou seu projeto cultural, com danças e músicas típicas dos CTG’s do Estado. Logo após, foi realizada a Missa Crioula, para distribuir as bênçãos aos presentes. No último dia de evento, também foram conhecidos os destaques da 31ª Carreteada Estadual de Gravataí, nas seguintes categorias:

Categoria Carreteiro Mirim – Andrios (Carreta nº 21)

Categoria Carreteira Mirim – Isabela Castro (Carreta nº 20)

Categoria Adulta – Margarete Moraes (Carreta nº 13)

Categoria Adulto – Paulo Barbudo (Carreta nº 03)

Categoria Carreta Original 2 Rodas – ErniBaher (Carreta nº 75)

Categoria Carreta Original 4 Rodas – Valeci (Carreta nº 131)

Categoria Junta de Bois Destaque:

Madruga (Carreta nº 04) – Boi Mimoso e Boi Zeloso

Wagner (Carreta nº 15) – Boi Gaúcho e Boi Mineiro

Euclides (Carreta nº 16) – Boi Serrano e Boi Alegre

Samuel Melo (Carreta nº 22) – Boi Mineiro e Boi Pinheiro

Maurício Bitelo (Carreta nº 68) – Boi Retrato e Boi Parecido

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias