Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As Vitoriosas desfilaram na passarela da superação

A noite da última quarta-feira, 17, foi marcada por muita emoção durante o III Desfile das Vitoriosas, realizado pela Prefeitura no Gravataí Shopping Center. Cerca de 30 mulheres que venceram ou estão tratamento contra o câncer de mama cruzaram a passarela da superação, dando exemplos de luta e chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção da doença.

No ato de abertura, o vice-prefeito Áureo Tedesco falou sobre a realização dos exames periódicos de toque da mama e de mamografias para mulheres com idade superior a 40 anos de idade ou com histórico da doença em família. “A rede de saúde de Gravataí oferece esses exames e as consultas com os profissionais como médicos e enfermeiros ao longo de todos os meses do ano. É muito importante que todas as mulheres se cuidem e adotem as medidas necessárias para manter a saúde em dia”, frisou Tedesco. O vice-prefeito também exaltou a presença das mulheres que venceram a doença e aceitaram desfilar a superação do câncer de mama. “Parabéns pela atitude. Vocês são um exemplo para todos nós”, completou.

Já o secretário municipal da Saúde Jean Torman apresentou dados sobre a doença. No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama por ano, com um risco estimado de 56 casos para cada 100 mil mulheres; já no Rio Grande do Sul são estimados 5.110 por ano com uma taxa de 88 casos para cada 100 mil mulheres. “Em Gravataí estimamos em torno 75 casos novos a cada ano”, informou. Torman igualmente falou sobre o acesso ao tratamento da doença que deve ser iniciado tão logo seja descoberta. 

“Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Em nossa cidade a porta de acesso é a unidade básica de saúde, onde as mulheres são atendidas por médicos ginecologistas, médicos de saúde da família e comunidade e/ou enfermeiros habilitados a investigarem e orientarem sobre o câncer de mama”, respaldou.

O rastreio do câncer de mama é realizado para a faixa etária de 50 a 69 anos (25.271 mulheres nesta faixa etária). No ano passado, foram 10.556 exames e em 2018 até o mês de julho 4.595 mulheres realizaram mamografia.

O titular da Secretaria de Governança e Comunicação Social Claiton Manfro fez questão de evidenciar o engajamento e o trabalho dos colaboradores e entidades parceiras na concretização do III Desfile das Vitoriosas. “O que vivenciamos aqui hoje é o amor; o amor e a dedicação de todos que se esforçaram na realização do evento e das mulheres que se dispuseram a vir aqui e compartilhar suas vitórias, apoiadas por suas famílias”, resumiu, agradecendo a todos.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores Paulinho da Farmácia destacou o projeto de lei de sua autoria que insere o Outubro Rosa no calendário oficial do Município. “Parabéns ao Executivo por esta bela iniciativa e vamos trabalhar em parceria com as demais entidades para promover ações e políticas públicas que cuidem da saúde das mulheres e de toda a nossa população”, frisou.

Dia de princesa

Antes do desfile, as vitoriosas tiveram um Dia de Princesa. A estética Wonder Hair proporcionou o embelezamento de cada uma delas, com cabelo e maquiagem. Já  Hotel Intercity ofereceu um espaço para acomodar as mulheres e um camarim para se trocarem antes do evento. Já as lojas do Gravataí Shopping Center cederam roupas e calçados para compor os looks, que tiveram finalização com acessórios da Sammy Joias, que também entregou mimos para cada participante. O desfile contou com a apresentação do secretário substituto para Assuntos de Segurança Pública André Brito e encerrou com um show acústico da banda Galera do Tchê.

Realização

O Outubro Rosa é uma realização da  Prefeitura, por meio das Secretarias de Governança e Comunicação Social (SGCOM) e Saúde (SMS) , Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher – APPM e  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí – COMDINGRA. A campanha também conta com o apoio do Sindilojas Gravataí, Gravataí Shopping Center, Hospital Dom João Becker, Rotary Clube Parque dos Anjos, SENAC, Sindi Mulher e Conselho de Clube de Mães.

A Associação de Mulheres Empreendedoras – AME, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lojas Lebes, Usina do Corpo, Hotel Intercity, Ulbra Gravataí, Câmara Municipal de Gravataí, Sâmmy Jóias, Estética Wonder Hair, Comitê Ciclismo e Mobilidade Urbana de Gravataí – CCMUG, Casa Lilás e o Conselho Municipal de Saúde também contribuem com a causa.

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Write a Comment

view all comments