Youtuber de Cachoeirinha é o criador de um dos maiores canais sobre xadrez do país

Youtuber de Cachoeirinha é o criador de um dos maiores canais sobre xadrez do país
Continua Depois da Publicidade

 

“O xadrez no Brasil tem evoluído e crescido muito”. A afirmação é de alguém que entende do assunto e mais: hoje é uma referência para quem busca conhecer o esporte e acompanhar as novidades. Rafael Souza Dos Santos, de Cachoeirinha, é o criador de um dos maiores canais sobre xadrez do Brasil. No YouTube, Raffael Chess tem 390 mil inscritos, cerca de 2 mil vídeos e quase 100 milhões de visualizações.

Continua Depois da Publicidade

O gaúcho que tem contribuído para que a modalidade esportiva conquiste cada vez mais popularidade entre os brasileiros, joga desde a infância. “Eu comecei a jogar por volta dos seis ou sete anos de idade. Quem ensinou foram meus irmãos e meu pai, Roberto Bairros. Lembro que desde o primeiro contato com o jogo, fiquei fascinado. Depois disso, nunca parei de aprender sobre xadrez”, conta.

Na época da escola, Rafael teve a oportunidade de participar de vários campeonatos no Rio Grande do Sul. “Algumas conquistas marcantes para mim foram ganhar o tradicional torneio da Petrobras, ser tricampeão municipal de Cachoeirinha e conquistar o campeonato estadual por equipes, em 2004, representando a cidade de Montenegro”, relata.

Continua Depois da Publicidade
Rafael lançou o canal há cinco anos e hoje se dedica integralmente à criação de conteúdo. Foto: Divulgação

Após o ensino médio, todavia, ficou complicado conciliar as competições com a rotina profissional. Ele trabalhou por muitos anos como técnico eletrônico de manutenção. “Contudo, o xadrez sempre esteve presente na minha vida”, frisa o youtuber. Em um momento de maior estabilidade na carreira, em 2018, o enxadrista decidiu criar o canal, com a finalidade de compartilhar conhecimentos sobre o esporte. Nos primeiros vídeos, Rafael ensinava alguns xeques-mates básicos e jogava partidas rápidas ao vivo.

“Tudo isso começou sem nenhuma pretensão. Criar conteúdo era um hobby pra mim e uma forma de me divertir e ter contato com a comunidade do xadrez. Mas o crescimento repentino do canal Raffael Chess acabou surpreendendo muito a mim e à minha esposa, Jenifer, que cria a parte gráfica. Nós ficamos muito felizes com a receptividade do público com o nosso conteúdo”, salienta.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o trabalho ganhava repercussão, o casal apresentava novidades ao público para manter o canal em ascensão, o que surtiu efeito. Rafael passou a fazer análises de torneios e lives dos grandes eventos do Brasil e do mundo. “Nesse período, acabei descobrindo que uma das atividades mais prazerosas pra mim era streamar eventos e ter o contato mais próximo com o público que acompanha as coberturas. Esse foi um período no qual o canal cresceu a ponto de eu sair do meu antigo emprego e ter uma dedicação integral à criação de conteúdo”, revela o também comentarista de xadrez.

Espectadores do Raffael Chess poderão conferir o mundial de xadrez, no fim do mês. Foto: Divulgação

Rafael celebra não só o crescimento do público interessado no tema, como a formação de novos atletas. “Temos mais participantes em torneios e jogadores profissionais com cada vez mais destaque. Torcemos para que o esporte continue crescendo mais e mais”, comenta. No dia 29 de julho, os espectadores do Raffael Chess poderão conferir a cobertura ao vivo e por análise da Copa do Mundo FIDE 2023. Segundo o criador de conteúdo, o evento terá participação recorde de brasileiros: seis atletas.

Continua Depois da Publicidade

Quer saber mais sobre xadrez e o trabalho do youtuber de Cachoeirinha? Então é só inscrever no canal Raffael Chess.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal tem oficina de xadrez online para crianças da Guarda Mirim

Guarda Municipal tem oficina de xadrez online para crianças…

A Guarda Municipal começou no dia 8 de abril, a oferecer Oficinas de Xadrez online. A atividade dá sequência ao processo…