Vereador Cláudio Ávila propõe a criação de um fundo municipal de combate à fome

Vereador Cláudio Ávila propõe a criação de um fundo municipal de combate à fome
Continua Depois da Publicidade
Projeto pode viabilizar a abertura de um restaurante popular. Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas

O vereador Cláudio Ávila (PSD) protocolou  hoje (1º) um projeto de lei que cria em Gravataí o Fundo Municipal de Combate à Fome. Projeto inspirado no recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores de São Paulo, tem como objetivo garantir recursos exclusivos no orçamento do município para executar programas de assistência social com finalidade de combater a insegurança alimentar.

Continua Depois da Publicidade

“Hoje são quase 50 milhões de brasileiros vivendo em insegurança alimentar. Só uma em cada quatro crianças consegue fazer as três refeições mínimas diárias. O Brasil, infelizmente, está de volta ao mapa da fome, e é obrigação do município ser o ente que garante a assistência às famílias em situação de vulnerabilidade, não com ações esporádicas e assistencialistas, mas com política pública séria e permanente”, afirma o vereador.

Se aprovado o Fundo, a regulamentação caberá ao Executivo. Na prática, a existência de um fundo específico para o combate à fome poderá viabilizar, por exemplo, a retomada de um restaurante popular em Gravataí. No orçamento do município para 2022, existe a previsão de criação do restaurante, no entanto, não há recursos reservados para este fim.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o vereador, a intenção é que o Fundo garanta a ampliação no fornecimento de cestas básicas e benefícios a famílias em vulnerabilidade. Hoje, por exemplo, a legislação municipal autoriza a prefeitura de Gravataí a garantir complementação de renda a 400 famílias, mas menos da metade é beneficiada.

“O Fundo transformará o Banco de Alimentos, por exemplo, em uma política pública permanente, e não sujeita ao assistencialismo e à boa vontade do gestor. Além disso, recursos que sejam doados, por exemplo, para assistência, poderão ser plenamente fiscalizados pela Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas”, diz Cláudio Ávila.

Continua Depois da Publicidade

O projeto agora será submetido à avaliação das comissões na Câmara de Vereadores de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…