• Geral
  • 6 de julho de 2020

Unidades de Saúde da Família em Gravataí recebem 16 novos médicos

Unidades de Saúde da Família em Gravataí recebem 16 novos médicos
Continua Depois da Publicidade
USF Breno Garcia/Giro de Gravataí/Especial

Desde a saída dos médicos cubanos integrantes do Programa Mais Médicos em novembro de 2018, a Saúde da Família em Gravataí enfrentava a problemática de falta de médicos. Nem mediante a realização de Processo Seletivo Público para o cargo de Médico da Equipe de Saúde da Família (ESF), homologado em Dezembro de 2019, e chamamento de todos os colocados em duas chamadas, foi possível completar as equipes.

Continua Depois da Publicidade

A solução emergencial adotada foi referenciar temporariamente as comunidades sem médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) mais próximas, com marcação de consultas através do teleagendamento, fato que agravou a dificuldade de acesso à Atenção Básica.

A partir de Maio de 2020, através da reposição de médicos do Programa Mais Médicos e também contratação de Empresa IB Saúde, foi iniciada a reposição destes profissionais. Em julho deste ano, 100% das 45 ESF tiveram suas equipes médicas completas, atingindo, 55% de Cobertura de Saúde da Família. Assim, as comunidades que estavam sendo atendidas em outras Unidades, podem retornar o atendimento em suas UBS’s de referência. Vale ressaltar que o médico da ESF atende todos os ciclos de vida, fazendo o acompanhamento integral da saúde da população.

Continua Depois da Publicidade

As equipes que receberam médicos foram: USF Barro Vermelho (1 médico), USF Breno Garcia (2 médicos), USF Granville (1 Médico), USF Itatiaia (1 Médico), USF COHAB C (1 Médico), USF Érico Veríssimo (2 médicos), USF Águas Claras (3 Médicos), USF Morada do Vale II (1 Médico), USF Princesa Isabel (1 médico), USF São Marcos (1 Médico), USF Neópolis (1 Médico), USF Nova Conquista (1 médico).

O acesso à Saúde da Família acontece através do acolhimento à demanda espontânea, cuja demanda do usuário é avaliada e encaminhada de acordo com a necessidade identificada. Assim, a população destes bairros deve procurar a sua equipe para ter sua demanda avaliada, e não mais marcar consultas através do teleagendamento.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Retroescavadeira, caminhão e equipamentos de usina; Prefeitura de Gravataí realiza leilão hoje

Retroescavadeira, caminhão e equipamentos de usina; Prefeitura de Gravataí…

A Prefeitura Municipal de Gravataí realiza na tarde desta terça-feira (15) um leilão público para vender veículos e equipamentos usados no…
MP denuncia quatro por peculato e associação criminosa em esquema de venda de túmulos em Gravataí

MP denuncia quatro por peculato e associação criminosa em…

O Ministério Público (MP) de Gravataí denunciou quatro pessoas por associação criminosa, além de peculato – desvio do dinheiro público, e…
Varal Solidário da Prefeitura aqueceu os gravataienses com a distribuição de roupas e calçados

Varal Solidário da Prefeitura aqueceu os gravataienses com a…

Em busca de aquecer a quem mais precisa, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria…