• Geral
  • 29 de julho de 2020

Unidades de Saúde da Família de Gravataí atenderam mais de 25 mil pessoas no último mês

Unidades de Saúde da Família de Gravataí atenderam mais de 25 mil pessoas no último mês
Continua Depois da Publicidade
Foto: Douglas Glier Schütz

A Prefeitura de Gravataí tem trabalhado para garantir um serviço de saúde com qualidade para a população. No mês de julho, nosso município recebeu a sua vigésima Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro São Vicente. O serviço prestado nesses locais é feito por meio do acolhimento e não do teleagendamento como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, são mais de 25 mil atendimentos mensais.

Continua Depois da Publicidade

Esse tipo de assistência ocorre por meio de uma escuta qualificada das solicitações e demandas do paciente, pela equipe de saúde. É a partir desse processo, contato entre profissional de saúde e paciente, que é traçado o seguimento e acompanhamento da saúde do usuário do serviço. De acordo com a necessidade de cada pessoa, será dado o encaminhamento necessário, seja atendimento imediato, agendamento, acompanhamento domiciliar, referenciamento para outros serviços da rede de saúde, entre outros.

Quando a comunidade se dirige até uma Unidade de Saúde da Família ela poderá solicitar os seguintes serviços: atendimentos domiciliares; consultas médicas; visitas domiciliares (pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) ); consultas de enfermagem; atendimentos de enfermagem (curativo, aferição de sinais vitais, administração de medicamentos, vacinação, etc); atendimentos odontológicos e atividades de educação em saúde (grupos educativos, ações junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) ).

Continua Depois da Publicidade

A equipe

Atendendo um território com até 4 mil pessoas, cada Equipe de Saúde da Família (ESF) é composta por um médico generalista, um enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A maioria das USFs também contam com uma Equipe de Saúde Bucal, um cirurgião dentista e um auxiliar/técnico em saúde bucal.

Segundo o Ministério da Saúde, a ESF é a porta de entrada do cidadão no sistema de saúde. Ela tem a capacidade de resolver em torno de 80% das demandas de saúde da população.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…
Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir da segunda-feira

Pedágio de Gravataí volta a cobrar tarifas a partir…

  A CCR ViaSul anunciou que retomará de forma gradativa a cobrança de tarifas em três praças a partir da 0h…
Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…