“Um em cada três pacientes internados na UTI por Covid-19 vai morrer”, diz Comitê Científico do RS

“Um em cada três pacientes internados na UTI por Covid-19 vai morrer”, diz Comitê Científico do RS
Saída da depuração de anúncios

O anúncio é exibido na página

post atual: "Um em cada três pacientes internados na UTI por Covid-19 vai morrer", diz Comitê Científico do RS, ID: 34986

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia do Governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta quarta-feira (24), um comunicado em que, entre outras medidas, recomenda a adoção dos protocolos da bandeira preta e a suspensão imediata do sistema de cogestão, que permite que municípios possam adotar protocolos mais brandos do que os estabelecidos pela bandeira em que foram classificados.

Continua Depois da Publicidade

O documento ressalta que é de conhecimento de todos que o Estado vive a situação mais crítica da pandemia até agora e destaca a aceleração de internações em uma velocidade inédita. “É o maior valor de toda a série e vai continuar crescendo, já é possível sentir o efeito das aglomerações do carnaval. A expectativa é de mais de 150 internações em leitos clínicos e mais de 50 em leitos de UTI por dia”, analisa o estudo, que ainda traz um prognóstico grave. “Os dados disponíveis mostram que um em cada três pacientes internados na UTI por COVID-19
vão morrer em função da evolução da doença

No texto, o comitê ainda reforça que as equipes de saúde estão sobrecarregadas e que a estratégia de aumentar leitos, ainda que seja importante, esbarra nos limites de recursos humanos e materiais. “Por mais que seja possível adquirir mais equipamentos, é impossível formar novas equipes de saúde com o conhecimento especializado necessário na mesma velocidade”.

Continua Depois da Publicidade

A situação, ainda de acordo com o comunicado, não afeta apenas pacientes com covid-19, mas de todos que precisarem do sistema de saúde, com a falta de leitos e insumos, suspensão de cirurgias eletivas e outros atendimentos, além do risco de desassistência.

Por fim, o Comitê Científico recomenda quatro medidas ao Governo do Estado:

Continua Depois da Publicidade

1. Realizar uma campanha de comunicação massiva sobre a gravidade da situação, envolvendo gestores, sociedade civil organizada, sistema público e privado de saúde e toda a população.

2. Enfatizar que a via de transmissão respiratória (gotículas e aerossóis) é a mais importante e que, portanto, são fundamentais: o uso de máscaras bem ajustadas, a ventilação de ambientes e a manutenção do distanciamento físico entre pessoas.

Continua Depois da Publicidade

3. Suspensão imediata da cogestão.

4. Poderão ser consideradas adaptações específicas nos protocolos das bandeiras para incorporar novas evidências, de modo a permitir um equilíbrio entre as necessidades de cada setor e a redução da circulação de pessoas. Uma sugestão é que cada setor possa avaliar, dentro da bandeira preta, como poderia aumentar sua segurança de funcionamento.

Continua Depois da Publicidade

Uma reunião entre o governador Eduardo Leite e as associações representativas dos prefeitos vai avaliar os efeitos das ações realizadas nos últimos dias e discutir os próximos passos. Caso a cogestão seja suspensa, cidades que estão sob a bandeira preta, como Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha, Porto Alegre, Viamão e Alvorada, deverão obedecer os protocolos mais severos. De acordo com a regras da bandeira preta, o comércio considerado não essencial deve  fechar, as aulas devem acontecer apenas de maneira remota, restaurantes só podem trabalhar com entrega e com o sistema pague e leve.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…