Um coração novo batendo no bairro São Marcos

Um coração novo batendo no bairro São Marcos
Continua Depois da Publicidade

Foi na manhã desta quinta-feira (06) que o bairro São Marcos celebrou a vitalidade da nova Unidade de Saúde da Família (USF) São Marcos. A comunidade que tem como maioria pessoas da terceira idade, celebra a reformulação do “coração do bairro”, que esteve parado por cerca de um ano, remanejando os atendimentos para uma tenda improvisada e alguns atendimentos remarcados na unidade Itacolomi, vizinha do bairro.

Continua Depois da Publicidade

O prefeito Marco Alba celebrou a reformulação e destacou a prioridade do governo com a saúde. “Muitas unidades estão ultrapassadas, são prédios antigos com muito tempo de uso. Lá no nosso primeiro mandato reforçamos o compromisso é isso que estamos fazendo. Unidades como a São Vicente foram reformuladas, a da Neópolis que está em processo e até a da Cohab C que foi construída do zero”, ressaltou Marco.

A estrutura

A qualidade do espaço chama a atenção. Desde a rampa de acessibilidade as seis salas novas que já contam com os equipamentos em uma área total de 300 metros quadrados. Serão realizadas no local em média 400 visitas domiciliares por mês. Cerca de 100 a 150 atendimentos odontológicos, mais de mil procedimentos de enfermagem e 300 atendimentos médicos por mês.

A unidade também contará com um médico da Família e comunidade, um auxiliar de Saúde Bucal, um enfermeiro, dois técnicos e enfermagem, um cirurgião dentista, cinco agentes comunitários de saúde, um auxiliar de higienização e um recepcionista.

O trabalho com amor e carinho

Duas palavras foram protagonistas nos discursos do prefeito Marco Alba, do secretário de Saúde, Jean Pierre Torman e da coordenadora da Saúde da Família, Maria de Franceschi. “Amor e dedicação”. Foi assim que eles avaliaram o trabalho desenvolvido pelos profissionais da unidade, desde os tempos difíceis até agora, com uma unidade nova. Marco finalizou destacando a alegria de entregar um serviço que vai ao encontro das expectativas da comunidade.

Continua Depois da Publicidade

“É um trabalho baseado no amor, na dedicação com as pessoas. E quando conseguimos entregar essa excelência para a comunidade, que espera por isso, é sinal de que as coisas estão caminhando bem, em harmonia. Atingimos um estágio de sintonia com a população e isso é que move o governo municipal”, destacou o prefeito.

Comunidade alegre

O morador do bairro, Onófrio Fonseca de Oliveira, de 79 anos, se diz respeitado pelo governo com a reconstrução do posto e comemora a facilidade no atendimento. “Eu não gosto de ir no médico, até pela minha idade, mas como sempre preciso de atendimento venho no do bairro. Que maravilha ver esse posto novo. É um sinal de respeito que o governo teve com os idosos. Parabéns ao prefeito”, disse ele, acompanhado de sua esposa, Dalva Fonseca. 

Continua Depois da Publicidade

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as quatro melhores do RS

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as…

  O Dom João Becker revalidou a sua condição de UTI Top Performer e é um dos quatro hospitais do Rio…
Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…