• Geral
  • 24 de maio de 2020

Túnel do abraço lançado em Gravataí aproxima idosos de familiares e vira exemplo em todo o Brasil

Túnel do abraço lançado em Gravataí aproxima idosos de familiares e vira exemplo em todo o Brasil
Continua Depois da Publicidade
Pelo túnel, idosos e familiares se abraçam, sem perigo de contágio. Foto: Nathalia Lima/Divulgação

 

A iniciativa do Residencial Geriátrico Três Figueiras de Gravataí chamou a atenção do Brasil inteiro na última semana. Com mais de 60 dias de isolamento, a situação estava mais difícil para os idosos, que não podiam nem abraçar os familiares. A solução encontrada foi o “Túnel do Abraço”.

Continua Depois da Publicidade

Rubia Santos Lima, administradora do residencial lembra que antes da confecção do túnel, o dia das mães foi muito diferente do que costuma ser. “A maioria dos nossos idosos é mulher. No dia das mães, todos os anos elas vão para casa. Os filhos vêm buscar, elas se preparam, a gente arruma roupa. Geralmente ficam (no residencial) apenas os homens, e alguns também vão para as casas dos filhos. A clínica fica bem vazia.”, relatou.

Com o isolamento social, as saídas não foram possível e as visitas estavam proibidas. Muitas famílias viram os velhinhos pelo portão. “Mas eles sentiam falta do abraço”, observou Rubia. “Eu vi ganhavam presentes, mas era por cima do portão. Não era a mesma coisa”.

Na semana seguinte, a administradora encontrou a solução. “Olhando a internet, as redes sociais, eu vi que nos Estados Unidos, eles fizeram uma cortina com dois braços, para uma mãe poder abraçar a filha. Eu achei aquilo super interessante. No momento em que eu vi aquilo me deu uma coisa muito boa”, relata.

Ela então conversou com a assistente social do Três Figueiras, Kátia Paim. “Eu disse, Kátia, tive uma ideia. Mandei o vídeo e disse: a gente tem que fazer. Ela respondeu: ‘sensacional’. A assistente social falou com uma amiga artesã, Regina, que foi a responsável por criar o equipamento que ganhou o nome de “túnel do abraço”.

Continua Depois da Publicidade
Túnel tem braços baixos, garantindo a acessibilidade. Foto: Nathalia Lima/Divulgação

 

Diferente do modelo americano, o túnel de Gravataí é adaptado para cadeirantes, com dois braços em cima e dois braços embaixo. Segundo Rubia, a primeira família a usar o túnel foi pega de surpresa. Sem contar nada, os funcionários da clínica levaram o idoso por um caminho e os familiares por outro.

“Foi emocionante. Se abraçaram, choraram. Foi uma coisa muito linda. Foi uma loucura, demais”. A nutricionista do residencial gravou um vídeo e enviou para emissoras de TV, que abraçaram a ideia. As reportagens foram transmitidas em jornais para todo o Brasil.

Continua Depois da Publicidade
“O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”. Foto: Nathalia Lima/Divulgação

 

“Nós olhamos junto com eles (idosos) e foi muito legal. Eles adoraram”, contou Rubia, dizendo que outras emissoras ainda irão mostrar a iniciativa. A administradora ainda ressalta que após cada abraço, o túnel é devidamente higienizado dos dois lados, antes que outra família utilize.

Na primeira semana, por conta da chuva, poucas famílias conseguiram usar o túnel. Esta semana, com a previsão de sol, mas pessoas poderão abraçar os seus familiares.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Workshop gratuito sobre marketing para o público idoso ocorre essa semana em Gravataí

Workshop gratuito sobre marketing para o público idoso ocorre…

  Na próxima sexta-feira (23), a Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e…
Projeto Meu Artista Favorito vai expor obras de crianças e idosos em Gravataí

Projeto Meu Artista Favorito vai expor obras de crianças…

  No próximo domingo (10), das 15 às 17 horas, acontecerá a abertura da exposição “Natal e Arte em toda a…
Em Cachoeirinha, baile e exposições integram programação do Mês da Pessoa Idosa

Em Cachoeirinha, baile e exposições integram programação do Mês…

A fim de homenagear os idosos e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades deste grupo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS)…