Troféu homenageia o ator Sirmar Antunes, que passou parte da trajetória em Gravataí

Troféu homenageia o ator Sirmar Antunes, que passou parte da trajetória em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Sirmar também era chamado de Lanceiro Negro das Artes. Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (16/11) foi promulgada, no Parlamento Estadual, a resolução que institui o Troféu Sirmar Antunes, uma homenagem ao ator, que morou em Gravataí e participou de vários projetos artísticos na cidade. Ele faleceu em agosto deste ano. A partir do ano que vem, a honraria vai integrar a Premiação Assembleia Legislativa de Cinema Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado.

Continua Depois da Publicidade

Na solenidade também foi entregue o prêmio de melhor ator conquistado pelo artista no ano passado, no 6º Festival de Cinema Tamoio, de São Gonçalo (RJ). O troféu foi entregue pelo cineasta Luís Alberto Cassol à irmã do artista, a professora Sílvia Maria Antunes Corrêa.

Histórico

Continua Depois da Publicidade

Sirmar, cuja carreira teve início da década de 1970, participou de diversos projetos ao longo de quase meio século, entre peças de teatro, séries, novela, especiais de TV, longas e curtas metragens.

No cinema, o Lanceiro Negro das Artes, como o chamavam, atuou, entre outros filmes, em O dia em que Dorival encarou a Guarda (1986), curta de Jorge Furtado e João Pedro Goulart, e nos longas Lua de Outubro (2001), de Henrique de Freitas Lima; Netto perde sua alma (2001), pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no festival CinePE, em Pernambuco, e Os Senhores da Guerra (2012), de Tabajara Ruas; Em teu nome (2009) e A superfície da sombra (2017), de Paulo Nascimento; e Cidade dormitório (2018), de Evandro Berlesi.

Continua Depois da Publicidade

Sirmar também integrava juris de festivais, como o de Gramado, no qual recebeu, em 2021, o troféu Leonardo Machado, e no Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) de 2019, quando foi homenageado como ator convidado e agraciado com o troféu Vento Norte.

Em 2001, o artista recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival Recife do Teatro Nacional pela interpretação em João Cândido vive. Em 2018, recebeu a distinção de Melhor Ator na Mostra Gaúcha de Curtas/Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, juntamente com Clemente Viscaíno, pela atuação no curta Grito. Em 2010, Sirmar foi homenageado com a mais alta honraria do Parlamento Gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Assembleia Legislativa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morre aos 66 anos o ator ator Sirmar Antunes, ex-morador de Gravataí e um dos principais atores gaúchos

Morre aos 66 anos o ator ator Sirmar Antunes,…

Morreu hoje (6) 0 ator Sirmar Antunes. Aos 66 anos, ele estava morando na Casa do Artista Riograndense, em Porto Alegre,…