Site falso oferece leilões de carros, motos e caminhões em Gravataí

Site falso oferece leilões de carros, motos e caminhões em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Site falso oferece leilões de carros, motos e caminhões em Gravataí, ID: 31885

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

O sonho de comprar ou trocar de carro, adquirir um caminhão uma moto para trabalhar ou para uso pessoal pode virar um pesadelo com a compra em um leilão falso. Um site de leilões, usando o nome de Gravataí Leilões e o brasão do município, oferece caminhões, carros e motos por leilão.

Continua Depois da Publicidade
Site utiliza brasão do município, mas não tem vínculo com a Prefeitura. Imagem: Reprodução

Nossa reportagem esteve no endereço publicado no site e o que encontrou foi uma casa em que não reside ninguém. De acordo com vizinhos, os proprietários estão procurando novos inquilinos. Na frente, um Centro de Remoção e Depósito credenciado pelo Detran-RS, que aparece também no site. No entanto, o responsável pelo local conversou com o Giro de Gravataí e confirmou não ter relação com o leilão. Ele ainda ressaltou que já recebeu ligações perguntando sobre veículos negociados no leilão.

Quanto ao brasão da Prefeitura, o titular da Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência, Alexsandro Lima Vieira, confirmou que a Prefeitura não possui nenhuma relação com o site. No site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, não existe nenhuma empresa com o nome Gravataí Leilões.

Continua Depois da Publicidade

Os veículos oferecidos não têm suas placas identificadas, impossibilitando a consulta por parte do possível comprador. Nossa reportagem tentou contato com a empresa por telefone, mas o número disponibilizado no site não existe. Pelo Whatsapp, conseguimos contato e questionamos a razão de não ser possível identificar os veículos. Recebemos a seguinte mensagem, com erros ortográficos:

“Todos os nossos lotes são recuperados de financiamento, veículos extra-judiciais. Sendo assim informações pessoais (PLACA, CHASSI E RENAVAM) são confidenciais. Os veículos estão protos para uso, em perfeitas condições, funcionando perfeitamente. Parte mecânica elétrica e motor, estão OK. As imagens que estão no site, foram tiradas dos produtos em edição mesmo”.

Continua Depois da Publicidade

Um leiloeiro credenciado, que preferiu não se identificar, contou à nossa reportagem que não existe regra que impeça o responsável pelo leilão de colocar as informações. “Pelo contrário, é normal apresentar os dados para que o veículo possa ser identificado”, comentou.

Ainda pelo Whatsapp, a empresa responsável afirmou que os lotes possuem garantia. “Não existe garantia em leilão, as regras são diferentes do código do consumidor”, revelou o leiloeiro consultado pelo Giro.

Continua Depois da Publicidade

O site também não identifica os leiloeiros responsáveis. Leilões devem identificar os leiloeiros. Todos os profissionais são cadastrados na Junta Comercial e podem ser verificados no site:http://sistemas.jucisrs.rs.gov.br/leiloeiros/ Questionada sobre quem seria o profissional responsável pelo leilão, a suposta empresa não respondeu. De mesma maneira, quando questionamos sobre uma possível fraude, não obtivemos resposta.

Em seu site, o Sindicato dos Leiloeiros Oficiais do Rio Grande do Sul (Sindilei-RS), alerta para os cuidados para não cair em golpes de arremates falsos. A primeira dica diz respeito ao endereço dos sites na internet. “Sempre verifique se o site termina em “.br” e possui certificado SSL (Cadeado ao lado do endereço do site). Desconfie de sites que terminam em “.com” e jamais compre de sites que terminam “.org” e “.com/br”. Ocorre que sites que não terminam com .br não são registrados no Brasil, tornando mais difícil de identificar o proprietário.

Continua Depois da Publicidade
Sites que não terminam com .br não são registrados no Brasil.

De acordo com o Sindilei, os criminosos costumam apresentar ofertas com valores abaixo da realidade e criam sites  passando-se por leiloeiros ou “empresas de leilão”, ofertando veículos em excelente estado e com baixo valor. ” A profissão de leiloeiro oficial é personalíssima, ou seja, somente pessoas físicas nomeadas pela Junta Comercial do Estado podem realizar leilões”, esclarece o site.

Confira todas as dicas:

1) Sempre verifique se o site termina em “.br” e possui certificado SSL (Cadeado ao lado do endereço do site). Desconfie de sites que terminam em “.com” e jamais compre de sites que terminam “.org” e “.com/br”.

2) Verifique se o leiloeiro é matriculado na respectiva Junta Comercial do Estado. A relação completa dos leiloeiros oficiais do Rio Grande do Sul pode ser acessada através do link: http://sistemas.jucisrs.rs.gov.br/leiloeiros/

Continua Depois da Publicidade

3) Não compre e nem se cadastre em sites de “Empresas de Leilão” ou sites em que não seja possível identificar o leiloeiro responsável. A profissão de leiloeiro oficial é personalíssima, ou seja, somente pessoas físicas nomeadas pela Junta Comercial do Estado podem realizar leilões.

4) Consulte o endereço físico no Google Maps e, se possível, visite o bem a ser leiloado;

5) Pergunte ao comércio vizinho se o estabelecimento do leiloeiro existe fisicamente;

6) Jamais realize o depósito de valores em conta diversa do leiloeiro oficial responsável pelo leilão

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…