Simulação de acidente de trânsito chama atenção no Centro

Simulação de acidente de trânsito chama atenção no Centro
Continua Depois da Publicidade
Foto: Resgate Anjos do Asfalto/Divulgação

Uma cena chamou a atenção de moradores e comerciantes na tarde deste último sábado (01), no Centro de Gravataí. O barulho das ambulâncias, dos carros de bombeiros anunciavam alguma grande ocorrência. Na praça, em frente a igreja matriz, um corpo estirado ao solo e o outro preso nas ferragens de um veículo que havia se chocado com uma árvore.

Continua Depois da Publicidade

Em meio ao atendimento, risos e gargalhadas de alguns que assistiam a remoção das vítimas. Outros se aproximavam para filmar e registrar o atendimento. Teve gente que levou até cadeira de praia e chimarrão para assistir a ocorrência. No entanto, tudo isso não passou de uma simulação por parte do Corpo de Bombeiros de Gravataí e a equipe de Resgate Anjos do Asfalto.

Conforme Daniel Borges Moreno, capitão do Corpo de Bombeiros de Gravataí, a simulação foi o exercício final da semana de prevenção de incêndio, que contou com uma série de atividades, como palestras e treinamentos em escolas e empresas. Ainda segundo ele, o simulado teve como objetivo estimular a integração e exercitar os colegas para reais ocorrências.

Continua Depois da Publicidade

“Como tivemos a semana de prevenção, decidimos finalizar ela com um exercício real. Na ocasião, as equipes se depararam com uma colisão carro x árvore, com duas vítimas. Uma delas projetada para fora do veículo e a outra presa nas ferragens. O objetivo desta atividade é praticar tudo o que temos como regra, desde o deslocamento, a remoção da vítima, até o processo final da ocorrência”, contou ele.

Foto: Resgate Anjos do Asfalto/Divulgação

Ainda segundo  Moreno, a ocorrência foi finalizada com sucesso. Ele ainda garante que nem a equipe sabia o que ia encontrar na cena. “Buscamos deixar tudo muito real, para se parecer o máximo com uma ocorrência de verdade. Avisamos apenas as equipes da fiscalização. O pessoal sabia que ia atender uma ocorrência, mas não sabiam detalhes dela”, finalizou.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o presidente do Resgate Anjos do Asfalto, Uilson Guilherme Machado, a atividade foi além de tudo um incentivo pelo trabalho conjunto. Ele ainda afirma que é de grande benefício para Gravataí que se tenham equipes voluntárias para ajudar no atendimento em casos de acidentes e demais ocorrências. ” É uma alegria muito grande poder compartilhar conhecimento com todos aqueles que tem por objetivo ajudar o próximo. É um benefício muito grande para o município ter equipes de socorro e resgate que tenham essa integração com as demais forças. Ninguém é melhor do que todos nós juntos”, finalizou ele.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…