Serviços e comércio de Gravataí reabrirão dia 1°, se o Governo do Estado não assinar novo decreto

Serviços e comércio de Gravataí reabrirão dia 1°, se o Governo do Estado não assinar novo decreto
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

Na próxima sexta-feira, 1° de maio, Dia do Trabalhador, comércios e alguns serviços de Gravataí terão permissão para reabrir. Pelo menos, se depender da Prefeitura do Município, que não deve prorrogar o decreto que prevê o fechamento. O único impedimento à reabertura seria uma nova ordem do Governador Eduardo Leite, que sinalizou a possibilidade de estender as regras de distanciamento por mais uma semana.

Continua Depois da Publicidade

“Estamos nos preparando para reabrir o comércio e alguns serviços no dia 1° de maio. A única coisa que pode mudar a decisão que já temos é uma nova orientação do Governo do Estado. Espero que até amanhã o governador divulgue uma posição”, revelou o prefeito Marco Alba à reportagem do Giro de Gravataí.

Marco ainda confirmou que alguns serviços terão seus retornos mais tarde. As aulas nas redes pública e privada só retornarão no dia 31 de maio. O mesmo vale para eventos esportivos, academias, salões de festas entre outros serviços que gerem aglomerações.

Continua Depois da Publicidade

Novos fechamentos não estão descartados

Prefeitura projeta um grande aumento da circulação com a retomada das atividades.

O prefeito também alertou que, mesmo que seja confirmada a reabertura já nesta semana, o cumprimento das regras para evitar contaminações e o crescimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus seguirão sendo avaliados e não está descartado um novo fechamento. “É um sentimento que todos nós temos. O fato de estarmos em uma situação sob controle, não significa que seja permanente”, avaliou.

Para se ter uma ideia do impacto da reabertura, Marco revelou que hoje, nos ônibus de Gravataí circulam aproximadamente 18 mil pessoas, número que deve ficar entre 60 e 70 mil com a retomada das atividades, sem contar o volume de pessoas que vai se deslocar em carros particulares, taxis e veículos de aplicativos.

Continua Depois da Publicidade

Por isso, o prefeito alerta para a necessidade de cumprimento das normas de segurança, como o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento entre as pessoas. “O comportamento que temos visto não tem mostrado esta preocupação. A gente vê uma euforia. Este comportamento individual é o que nos preocupa. As pessoas estão com pressa de voltar à vida normal”, analisou.

A Prefeitura tem uma preocupação grande com o sistema de saúde, que não tem capacidade para atender a todos os pacientes caso a demanda cresça muito rápido. “O que a gente vê acontecer no mundo inteiro não é diferente no Brasil”, ponderou o prefeito.  Ele lembrou mesmo quem não apresenta sintomas pode estar contaminado e transmitir a covid-19 para pessoas do grupo de risco. “Nós estamos caminhando para uma retomada em que as pessoas têm que assumir o cuidado e o respeito ao próximo. Fazer com que os vulneráveis não se exponham. São vidas que poderão ser salvas se nos comportarmos adequadamente”.

Continua Depois da Publicidade

Servidores irão orientar a população

Prefeito conversou com os servidores que vão atuar na orientação da comunidade. Foto: Paloma Vargas/ PMG

Um grupo de 50 servidores do município vai trabalhar na orientação das pessoas de Gravataí em relação aos cuidados necessários nas ruas. “Eles vão motivar a população na preservação da saúde e da vida”, explicou Marco, informando que os trabalhadores não realizarão um trabalho de fiscalização, o que ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e da Guarda Municipal.

“Ontem (27), passei o dia inteiro passando instruções ao nosso grupo de orientadores, que farão este contato com a comunidade”, revelou o prefeito. Os servidores poderão ser facilmente identificados pela população, usarão coletes verdes identificados e crachás. Em um primeiro momento, de acordo com a Prefeitura, eles atuarão na área central, no Parque dos Anjos, na Morada do Vale, na Avenida dos Estados e em outras vias de maior circulação.

Continua Depois da Publicidade

Ainda segundo a Prefeitura, estão sendo pintadas marcações nas calçadas, para orientar o distanciamento mínimo de dois metros em paradas de ônibus, lotéricas e bancos.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…