- Saúde
- 8 de dezembro de 2023
Serviço de teleatendimento em fonoaudiologia é implementado em Gravataí
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Na última quinta-feira (7), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou o serviço de teleatendimento em fonoaudiologia. A iniciativa, que une tecnologia, inovação e saúde, tem como objetivo otimizar os atendimentos aos pacientes que aguardam na fila de espera. Inicialmente, serão disponibilizados, cerca de 150 atendimentos mensais, que serão realizados no Centro Municipal de Saúde (CMS).
Até então, a Secretaria da Saúde (SMS) oferecia teleatendimentos apenas nas áreas de medicina e neuropediatria, mas agora, com os atendimentos remotos em fonoaudiologia, Gravataí expande a sua área de abrangência. Duas fonoaudiólogas prestarão os atendimentos remotamente, trabalhando questões como a comunicação e a linguagem.
Cabe ressaltar que os atendimentos buscam complementar as consultas realizadas presencialmente, seguindo os mesmos procedimentos e diretrizes adotados de forma presencial e com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na atenção à saúde.
Como funciona o fluxo de atendimento:
Os pacientes são encaminhados via serviços de saúde para o Centro Municipal de Saúde, onde ocorrem os atendimentos de maneira remota. Para isso, o responsável deve acompanhar a criança. Sob a coordenação de uma enfermeira, o acolhimento será feito por uma técnica de enfermagem, que acompanhará toda a consulta com o paciente e seu responsável.
*Com informações da Prefeitura de Gravataí