• Geral
  • 21 de outubro de 2021

Santa Casa planeja trazer serviço de quimioterapia ao Hospital Dom João Becker de Gravataí

Santa Casa planeja trazer serviço de quimioterapia ao Hospital Dom João Becker de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Diretoria da Santa Casa participou de audiência na Câmara de Gravataí. Foto: Nelson Dutra/HDJB

Na tarde desta quinta-feira (21), a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre participou de uma audiência na Câmara de Vereadores de Gravataí, em que prestou contas do trabalho realizado no Hospital Dom João Becker e, ainda, anunciou os novos projetos para o Hospital. Entre os planos para o futuro está a criação do Serviço de Quimioterapia e modernização das unidades de internação, do parque tecnológico e do Centro de Especialidades (localizado na rua Luiz Bastos do Prado).

Continua Depois da Publicidade

A diretoria ainda destacou a nova UTI, que deve ser inaugurada ainda em 2021, a nova emergência SUS, que será entregue em 2022, e ampliações para o ano que vem. O planejamento da Santa Casa prevê também reformas na Emergência Convênios. O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antônio Weston, anunciou que estão previstos para o ano que vem a a estruturação dos atendimentos em endoscopia e cardiodiagnóstico, a consolidação do hospital-escola (parceria com a Unisinos), a reforma do laboratório e a criação de estacionamentos para o conforto de pacientes e acompanhantes.

Além disso, um novo hospital também deve entrar em construção. “Já temos a concepção de um novo projeto, fundamentado nas necessidades do município, especialmente das empresas locais, que indica ser fundamental a edificação de um novo hospital dentro de três a quatro anos. Será uma segunda estrutura hospitalar que irá ajudar o Dom João Becker na missão de ampliar o serviço de saúde da Santa Casa para Gravataí e região”, prevê Julio Matos, Diretor-Geral da Santa Casa. Ele ainda ressalta a necessidade do reconhecimento dos gravataienses de que “o Becker é o hospital que lhes pertence e por isso é merecedor da proteção de todos”.

Continua Depois da Publicidade

Na audiência, os gestores do grupo hospitalar destacaram o trabalho realizado no município. De acordo com a instituição, de agosto de 2018 a setembro de 2021, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou mais de 380 mil consultas, 30 mil cirurgias e dois milhões de exames em Gravataí.

Transferido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria para a Santa Casa em julho de 2018, o Dom João Becker conta com 193 leitos, sendo 70% destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São 16 unidades assistenciais, 16 consultórios e oito salas cirúrgicas, além de laboratório e UTI. Ao todo, são mais de mil funcionários ativos, sendo 288 médicos, 92 enfermeiros e 460 técnicos em enfermagem, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio assistencial.

Continua Depois da Publicidade

“No período no qual estamos à frente do hospital tivemos um grande avanço assistencial, com a incorporação de novos serviços como o Centro de Tratamento da Obesidade, o Serviço de Cardiologia e o Serviço de Reabilitação. Vamos ampliar o alcance das especialidades para atender as necessidades de Gravataí”, informa Weston.

Durante o período de pandemia, a Santa Casa, em parceria com a prefeitura, criou o Hospital de Campanha, estrutura temporária construída ao lado do Becker, para minimizar o impacto da crise sanitária no município. O HC contava com dez leitos, porém em março de 2021, no pico da pandemia, chegou a internar cerca de 60 pessoas simultaneamente.

Continua Depois da Publicidade

A falta de espaço para atendimento médico adequado fez a Santa Casa agir rapidamente e transferir pacientes para a capital, fora do sistema de regulação. “Conseguimos absorver 36 pacientes do Dom João Becker em nosso complexo de Porto Alegre, permitindo que o Hospital de Campanha permanecesse atendendo a população de Gravataí com segurança”, afirma Júlio Matos. Segundo ele, a gestão do HC também foi positiva do ponto de vista financeiro, já que cerca de R$ 4.3 milhões repassados pela prefeitura foram economizados e devolvidos aos cofres públicos.

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…