• Geral
  • 8 de julho de 2021

Sancionada a lei que facilita o alvará para casas de religião de matriz africana em Gravataí

Sancionada a lei que facilita o alvará para casas de religião de matriz africana em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Sancionada a lei que facilita o alvará para casas de religião de matriz africana em Gravataí, ID: 39912

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Foto: Paloma Vargas/Prefeitura de Gravataí

O prefeito Luiz Zaffalon sancionou, na manhã desta quinta-feira, 8, a Lei 69/2021, proposta pelo vereador Alison Silva (MDB). A iniciativa tem como objetivo, diminuir a burocracia da concessão de alvará para as casas de religião de matriz africana. Agora, não é mais obrigatório a apresentação do habite-se para as residências unifamiliares que são utilizadas como terreiro de matriz africana ou umbandista.

Continua Depois da Publicidade

“Em um tempo, em que, cada vez mais, a intolerância é perceptível nos grupos e redes sociais, nós, que gerenciamos um município, temos a obrigação de promover a harmonia. Por isso, todas as religiões têm o meu apoio e têm em mim um parceiro para as suas causas”, disse o prefeito Zaffa aos representantes dos povos de terreiro que estavam presentes no ato da assinatura.

O secretário Municipal de Governança e Comunicação Social, Airton Leal, destacou o empenho da sua equipe em atender os representantes das centenas de casas religiosas que existem no município, buscando uma forma de regularizar o trabalho, fazendo com que a livre expressão religiosa das pessoas seja respeita em todas as comunidades de Gravataí. “Esta lei complementa a Lei 4104/2019 que com muita luta e com o apoio do ex-prefeito Marco Alba conseguimos. Agora, facilitamos ainda mais o processo para que as casas sejam regulares, o que me deixa muito satisfeito”, complementou o secretário Airton Leal.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o vereador Alison, a demanda era antiga e tem como objetivo respeitar o direito à religião presente na Constituição Federal. “Fui criado dentro da Igreja Católica, mas fui ensinado a respeitar as diversidades. Por isso, abracei esse pedido do povo de terreiro e, hoje, estamos, aqui, assinando essa lei. É uma vitória para todos. Gravataí demonstra a sua força e o prefeito Zaffa confirma a importância da liberdade religiosa”, afirmou o vereador.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), João Maria de Campos, destacou que a lei regulamenta o pedido e concessão de alvarás. “Com isso, além das casas ficarem regulares e pagarem seus impostos, elas passam a não serem mais alvos de preconceito e ainda fazem com que Gravataí seja modelo para este assunto no estado.” Estavam presentes no ato, além do vereador Alison e dos secretários, Airton Leal e João Maria, o presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Luis Fernando Hrymalak Pinto, e demais representantes religiosos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…