Salário mínimo e jornada de trabalho; projeto vai regulamentar o trabalho por aplicativos no Brasil

Salário mínimo e jornada de trabalho; projeto vai regulamentar o trabalho por aplicativos no Brasil
Continua Depois da Publicidade

 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou ao Estadão/Broadcast nesta sexta-feira, 14 de julho, que o governo planeja apresentar ao Congresso Nacional, em setembro, um projeto de lei para regulamentar o trabalho por aplicativos.

Continua Depois da Publicidade

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com empresas do setor e contempla diversas questões importantes, como a definição de uma remuneração mínima para os trabalhadores dessas plataformas, que seria equivalente ao salário mínimo vigente.

Além disso, também estão sendo discutidas regras relacionadas à proteção social e à jornada de trabalho. Esses pontos estão sendo debatidos no âmbito de um grupo tripartite criado em junho, composto pelo governo, representantes dos trabalhadores e empresas de serviços. 

Continua Depois da Publicidade

O ministro Marinho expressou otimismo com o progresso das negociações, afirmando que as coisas estão avançando mais rápido do que ele esperava. 

Ele ressaltou que o debate conceitual sobre a regulamentação do trabalho por aplicativos está indo bem, com o consenso em relação à necessidade de estabelecer uma remuneração mínima, controlar a jornada de trabalho e garantir proteção social e previdenciária. No entanto, o desafio será definir como esses conceitos serão precificados.

Continua Depois da Publicidade

O ministro também mencionou a possibilidade de inclusão de um modelo híbrido de contratos entre os trabalhadores e as plataformas. A discussão sobre esse modelo ainda está em andamento, mas a ideia é que possa existir uma combinação de trabalhadores autônomos e aqueles com vínculos mais formais, desde que haja proteção adequada e valorização da remuneração.

Luiz Marinho reafirmou que a expectativa é concluir os trabalhos do grupo tripartite até setembro e, em seguida, encaminhar o projeto de regulação ao Legislativo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Apesar da chuva, tendência é de que o nível do Rio Gravataí siga baixando gradualmente

Apesar da chuva, tendência é de que o nível…

  As previsões meteorológicas indicam que a chuva continua na região nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio,…
Em Gravataí, decreto cria protocolo para situações de violência nos abrigos e com voluntários

Em Gravataí, decreto cria protocolo para situações de violência…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SMDH), publicou o decreto de nº…
Vítimas das enchentes que precisam de auxílio jurídico podem recorrer à CNEC Gravataí

Vítimas das enchentes que precisam de auxílio jurídico podem…

  A partir de segunda-feira (20/5), a CNEC Gravataí passará a oferecer auxílio jurídico gratuito para vítimas das enchentes que precisam…