Sacerdote de Gravataí está na Alemanha para pesquisa sobre a escravidão

Sacerdote de Gravataí está na Alemanha para pesquisa sobre a escravidão
Continua Depois da Publicidade

 

Pároco por muitos anos da Igreja Nossa Senhora das Graças, em Gravataí, o padre Fabiano Glaeser dos Santos está na Alemanha para participar de um grupo de estudos na Universidade de Bonn. Há cerca de um mês na Europa, o sacerdote retorna ao Brasil apenas em novembro, após aprofundar sua pesquisa sobre a Igreja Católica e o movimento abolicionista, tema de sua tese de doutorado em Teologia, que cursa desde 2021 na PUCRS.

Continua Depois da Publicidade

O presbítero foi convidado, no ano passado, para um período de estudos no Bonn Center for Dependence and Slavery Studies (BCDSS), um centro de pesquisa sobre escravidão ligado à Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Universidade de Bonn). “A oportunidade me foi oferecida pelo orientador, professor Dr. Roberto Hofmeister Pich, que é pesquisador sênior no BCDSS, e já foi professor convidado da Universidade de Bonn”, conta.

Em artigo publicado pela Arquidiocese de Porto Alegre, padre Fabiano explica a proposta de sua pesquisa de doutorado. “O objetivo é analisar sermões eclesiásticos antiescravistas e daí extrair a Teologia que fundamenta a necessidade de se abolir o sistema escravista, e sua relação com a Carta Apostólica In Supremo Apostolatus, de Gregório XVI, que condenava o tráfico de escravos, para, a partir daí, entender a relação da Igreja no Rio Grande do Sul com o movimento abolicionista”, relata.

Continua Depois da Publicidade
Padre Fabiano segue na Alemanha até novembro. Foto: Divulgação

O sacerdote destaca que o centro de pesquisas alemão foi fundado em 2016 e reúne pesquisadores de todo o mundo que se dedicam à temática da escravidão no âmbito das ciências humanas, tais como filósofos, sociólogos, antropólogos, historiadores e teólogos. Na instituição, encontram bibliografia atualizada e têm a oportunidade de compartilhar experiência sobre estudos a respeito da escravidão.

Conforme o padre, Roberto Hofmeister Pich o apresentou ao diretor do BCDSS, professor Dr. Stephan Connermann, que ficou muito interessado na pesquisa e o convidou para o período na Alemanha, o que foi aprovado por Dom Jaime Spengler e o Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

“Esta é uma oportunidade única de conhecer um novo país – o país de onde veio meu trisavô, Frederico Guilherme Gläser, em 1865 –, uma nova cultura, e também de ter contato com uma universidade europeia. Estou tendo contato com vários pesquisadores, professores e a oportunidade de participar de eventos e seminários. Em outubro, apresentarei uma comunicação num workshop em Wittenberg”, salienta padre Fabiano, no artigo.

*Com informações da Arquidiocese de Porto Alegre. Foto de capa: Divulgação/Paróquia das Graças

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paroquianos do Vicariato de Gravataí podem se inscrever na formação “Caminho de Fé”

Paroquianos do Vicariato de Gravataí podem se inscrever na…

  No dia 10 de abril, às 20h30, haverá a aula magna do curso de formação fundamental para o laicato “Caminho…
Com a presença de representantes do Vicariato de Gravataí, Campanha da Fraternidade 2024 é lançada

Com a presença de representantes do Vicariato de Gravataí,…

  Na tarde desta quarta-feira (14/2) foi lançada na Arquidiocese de Porto Alegre a Campanha da Fraternidade 2024. “Vós sois todos…
Banda católica nacional fará show na Romaria Vocacional em Gravataí

Banda católica nacional fará show na Romaria Vocacional em…

  No próximo sábado, dia 19 de agosto, a Arquidiocese de Porto Alegre realiza em Gravataí a Romaria Vocacional. O evento…