• Geral
  • 12 de dezembro de 2020

Roquistas #21 | Pialo, a história do Rock Gaúcho se renova em Cachoeirinha

Roquistas #21 | Pialo, a história do Rock Gaúcho se renova em Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Disco fundamental na história do Rock Gaúcho completa 35 anos.

Uma das mais importantes gravadoras da história da música gaúcha está se renovando e tem em Cachoeirinha a sua nova casa. Na década de 80, a Pialo surgiu lançando alguns dois artistas mais importantes da música nativista e tradicionalista gaúcha. Também naquela época, além de usar bombacha e tocar gaita, a Pialo também ligou as guitarras nos amplificadores e foi um dos principais motores do rock gaúcho.

Continua Depois da Publicidade

Em 1985, a gravadora lançou um dos melhores capítulos do rock do Rio Grande, o Porto Alegre Rock. Um disco trazendo Fugueti Luz, Lionel Gomes, Byzarro, Vôo Livre, Bandeliera, Astaroth, Sodoma, V-2, e Pupilas Dilatadas.

O tempo passou, o disco deu lugar ao CD, o CD deixou de existir rapidamente e a música passou a existir na nuvem. Enquanto isso, a Pialo seguiu administrando as contas das músicas lançadas. Mas tal qual um gigante adormecido, e acreditando na música produzida aqui a Gravadora está se renovando. Em parceira com o Estúdio Overdrive, do meu amigo, Daniel Buzato, um dos caras que mais acredita no rock gaúcho, e do produtor do estúdio, Thiago Nicoletti, Fernando Bohrer, proprietário da Pialo, tem planos importantes para mudar o nosso cenário.

Continua Depois da Publicidade

“Eu, juntamente com meu parceiro Thiago Nicoletti, que é um rapaz super talentoso embarcamos junto com o Fernando na tentativa de contar essa história do rock e da musica regional, que também admiramos muito”, contou Daniel, antes de revelar o plano. “Vamos relançar os 35 anos do disco Porto Alegre Rock, em um show comemorativo e na sequencia um novo festival aos moldes do primeiro. Cada banda que já participou vai apadrinhar uma nova banda”.

Também está nos planos o lançamento de uma coleção com muitos discos lançados pela gravadora comemorando então os seus 40 anos. Na sequencia um novo festival de musica regional e tradicionalista. Vale lembrar que a gravadora teve nomes como Neto Fagundes, Os Farrapos, Renato Borghetti e Daniel Torres. “A intenção é promover novos artistas e mostrar que a música está viva. Mesmo em tempos de pandemia e que apesar de estarmos vivendo a época do single, ainda existem pessoas interessadas em registrar uma sequencia dos seus trabalhos em algo físico”, contou o proprietário do Overdrive.

Continua Depois da Publicidade

Por intermédio do Daniel, também tive a oportunidade de conversar com o Fernando. Bá, que conversa alentadora. Confesso que muitas vezes me pergunto se ainda existe renovação no rock. Será que ainda tem uma gurizada no colégio, aprendendo a tocar guitarra e querendo ter uma banda? Diz o Fernando, que sim. Algo que eu confesso não imaginava, mas ainda tem gente mandando demos para a gravadora. “O Rio Grande do Sul é um celeiro de compositores”, definiu o empresário.

“Recebo provocações todas as semanas. Me perguntam se o rock morreu. Eu digo que nós é que estamos do lado errado. Meus heróis da guitarra têm 8, 11 anos, são japoneses, tailandeses”, comenta. Ele lembra que houve um tempo em que o ritmo dominava as paradas, mas também critica a mídia da época. “Nos empurraram muita coisa como se fosse rock”, lembra.

Continua Depois da Publicidade

Ele também ressalta que existe muita gente por aqui querendo mostrar seu trabalho. “Tem convites para ver várias bandas. A cultura, o frio, essa semelhança com o rock londrino, se tu chegar em Porto Alegre tem muita gente tocando”, revelou.

A conversa foi muito animadora. Fico no aguardo das próximas faixas, acreditando que a cena ficará muito mais forte no futuro.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Duca Leindecker volta hoje ao Teatro do Sesc em Gravataí

Duca Leindecker volta hoje ao Teatro do Sesc em…

Se ontem (13) foi o Dia Mundial do Rock, hoje (14) será dia de rock gaúcho no Teatro do Sesc, em…
Roquistas #23 | Violência contra a mulher é o tema de clipe de banda de Gravataí

Roquistas #23 | Violência contra a mulher é o…

O Brasil é o quinto país com mais casos de feminicídio no mundo. Esta é a informação que abre o clipe…
Roquistas #3 | Coluna fora de hora em uma noite de punk rock até os ossos

Roquistas #3 | Coluna fora de hora em uma…

  A coluna de rock do Giro de Gravataí tem dia, é terça-feira, não é sábado. Mas hoje resolvi abrir uma…